Sistema de Discussão Digital DDS 5900

O Sistema de Discussão Digital DDS 5900 é uma solução para conferências com configuração plug-and-play e para gerenciamento de discussões online. Com excelente qualidade de áudio e controles de botão de toque programáveis, as unidades compactas de microfone facilitam a comunicação nítida em grupos grandes e espaços de reunião. O sistema gerencia até oito locutores simultâneos e dedica dois canais para interpretação, com capacidade para eventos bilíngues sem a necessidade de equipamento adicional.

O Sistema de Discussão Digital DDS 5900 é composto por uma unidade central, navegador de controle e unidades de discussão para até 250 participantes. Podendo operar com diversos tipos de usuários, um microfone gooseneck, um alto-falante e os botões de controle são combinados em uma unidade de discussão compacta. Com opções de layout altamente flexíveis e a possibilidade de unidades de mesa ou de montagem embutida, o sistema integra-se perfeitamente a uma grande variedade de ambientes profissionais, tais como:

  • Salas de reuniões corporativas
  • Câmaras municipais e órgãos governamentais regionais
  • Instituições educacionais
  • Tribunais
  • Salas de videoconferência

Recursos

Comunicação Nítida e Natural As unidades de discussão do DDS 5900 aprimoram a comunicação em grupo, permitindo que uma conversação natural seja ouvida em espaços de reunião grandes. Os microfones gooseneck proporcionam excelente isolamento da fala, enquanto um anel com luz LED indica quem está falando. Um sinal de áudio digital de 24 bits é transportado a cada unidade de discussão para monitoração em tempo real a partir do alto-falante. Diversos modos de operação de microfone permitem ativações manuais e automáticas de microfones.
Design Discreto e Profissional O design moderno e de perfil baixo integra-se a grande variedade de espaços, desde edificações históricas a salas de reunião contemporâneas. As unidades de discussão do DDS 5900 são intuitivas e funcionais, reduzindo a desordem e aumentando a área de trabalho na mesa. Duas variações de modelo estão disponíveis para atender às necessidades de qualquer evento:
  • Unidade compacta de montagem embutida para instalação permanente
  • Unidade portátil para configuração rápida e remoção fácil
Configuração Flexível e Fácil Instalação O sistema DDS 5900 utiliza um protocolo proprietário para transportar áudio digital, dados de controle e alimentação através do mesmo cabo (Cat5e blindado). O sistema suporta grandes eventos de até 250 participantes, que pode ser facilmente incrementado com componentes adicionais acrescentados de forma em linha para um layout simplificado.
Gerenciamento Remoto Para obter gerenciamento abrangente do sistema, abra o aplicativo de controle baseado em navegador usando um computador ou tablet. A interface adiciona capacidades de configuração do sistema e configuração da discussão permitindo que um administrador prepare a discussão usando os nomes dos participantes e os números dos assentos. O operador ou moderador usa uma página dedicada para gerenciar interlocutores durante a discussão. O sistema também é compatível com Crestron, AMX e outros sistemas de controle. A CCU conecta-se facilmente a equipamentos de teleconferência e a componentes de áudio externos.

Conceitos do Sistema

O Sistema de discussão DDS 5900 é uma ferramenta de comunicação importante para reuniões de qualquer porte. Os participantes utilizam o microfone e o alto-falante da unidade de discussão para se comunicar usando níveis de fala naturais.

A Unidade de Discussão: Um Sistema de Som Pessoal

O Sistema de Discussão DDS 5900 melhora a comunicação entre um grupo de pessoas combinando microfone, alto-falante, áudio de interpretação e controles de usuário em uma unidade integrada. Quando um participante fala, sua voz é ouvida nos alto-falantes das outras unidades. O DDS 5900 é uma solução perfeita quando cada participante é um locutor e um ouvinte.

Diferentemente, os sistemas de som tradicionais permitem a comunicação de um ou dois interlocutores com uma multidão de pessoas. Nesses sistemas, é impossível ter o diálogo necessário em um ambiente de discussão.

Participantes da Discussão e Seus Papéis

A unidade de discussão DDS 5900 pode ser programada para suportar as diferentes funções necessárias pelas diferentes pessoas envolvidas na discussão. Por exemplo, como moderador da discussão, o operador possui um controle adicional que desliga imediatamente todos os microfones de delegado. Em um evento típico, há três categorias de participantes.

Temos, a seguir, uma visão geral do papel de cada participante e o que desempenham em uma discussão típica.

Delegado (membro, participante) A maioria dos participantes se enquadra nessa categoria. O papel de delegado é para qualquer pessoa envolvida na discussão que não seja um operador ou um intérprete. Os delegados utilizam a unidade de discussão para falar com e ouvir os demais participantes. Dependendo das configurações da discussão, o delegado pode pedir para falar para que o microfone seja ativado pelo Operador.
  • Até 250 participantes são suportados pelo sistema DDS 5900.
Operador (operador, moderador, presidente) O Operador é o moderador da discussão. Normalmente sentado à cabeceira do espaço da reunião, o Operador tem a autoridade definitiva sobre quem está falando. Usando a interface de navegador, o moderador pode ligar ou desligar microfones de participantes específicos e visualizar a sequência em que os participantes pedem para falar. Proporcionando controle imediato da discussão, há em todas as unidades de discussão um botão para "desligar todos os delegados", programado para o modo operador.
  • Normalmente há apenas um operador para cada evento, embora seja possível adicionar outros.
Intérprete Quando um idioma adicional é falado na discussão, um intérprete faz a interpretação simultânea usando a unidade de discussão. Os intérpretes selecionam um de dois canais para transmitir aos outros participantes que falam o mesmo idioma. Esse sistema permite discussão bilíngue e de duas vias, facilitando comunicação de ida e volta entre delegados que falam dois idiomas diferentes.
  • O sistema suporta simultaneamente a interpretação de dois idiomas

Visão Geral dos Componentes

O Sistema de Discussão DDS 5900 consiste nos seguintes componentes:

① Unidade Central de Controle DIS-CCU A CCU (unidade central de controle) é o processador do sistema DDS 5900. Ela fornece alimentação e controle às unidades de discussão, entradas e saídas de áudio analógico para equipamentos externos e um servidor Web que hospeda a interface de navegador para o controle remoto do sistema. Cada sistema utiliza uma única CCU.
② Unidades de Discussão Os participantes utilizam a unidade de discussão (DU) para falar com os demais membros do evento e ouvi-los. São fornecidos um microfone, um alto-falante e um seletor de canais para cada unidade. As unidades são conectadas em série, simplificando a configuração por transportar alimentação, áudio e dados de controles no mesmo cabo. Existem dois modelos de unidades de discussão:
Unidade de Discussão Portátil DC 5980 P Unidade "tudo em um" que é posicionada sobre a superfície da mesa. Configurável como operador, delegado ou intérprete.
Unidade de Discussão de Montagem Embutida DC 5900 F A unidade de discussão de montagem embutida é instalada discretamente em uma mesa ou um palanque. A unidade modular oferece mais funcionalidades dependendo dos componentes. Configurável como operador ou delegado.
③ Interface de Navegador A interface de navegador proporciona configuração abrangente e gerenciamento da discussão ao sistema DDS 5900. Ela é aberta em um navegador de internet a partir de um computador conectado à CCU. Use a interface para gerenciar microfones, atribuir nomes e números de assento aos delegados e para a configuração avançada do sistema.

Unidade Central de Controle

A Unidade Central DIS-CCU é responsável pela inteligência dos sistemas de até 250 participantes do sistema DDS 5900. Ela processa os sinais de áudio e de controle de cada unidade de discussão e de intérprete e distribui áudio a outros participantes para que ouçam a discussão.

Concentrador do Sistema

A CCU conecta equipamento externo ao sistema DDS 5900

Quando utilizada com o sistema DDS 5900, a DIS-CCU apresenta os seguintes recursos:

  • Controla um sistema de até 250 unidades de discussão
  • Transporta sinal de áudio seguro por meio de um algoritmo de codec proprietário
  • Fornece um servidor de internet para controle avançado através de uma interface de navegador
  • Fornece alimentação para até 50 unidades de discussão
  • Suporta dois (2) canais de interpretação para discussões bilíngues
  • Fornece oito (8) saídas de áudio para enviar a interpretação ou canais de grupo para os sistemas de PA (endereço público), mixers de áudio, gravadores de áudio ou um sistema de distribuição de idiomas
  • Fornece duas (2) entradas de áudio para conectar microfones sem fio, sinais de áudio processados, uma mensagem de transmissão de emergência (EEM) ou de música durante intervalos de reunião
  • Com a dimensão de uma unidade de rack (1RU) instala-se em um bastidor padrão de 19"

Descrição do Hardware da DIS-CCU

Unidade Central da DIS-CCU

Painel Frontal
① Mostrador do menu Um mostrador OLED de 2x20 caracteres permite a configuração do sistema sem um computador.
② Botões de Navegação Teclado com 5 botões para configurar o sistema sem um computador.
③ Botão Liga/Desliga O botão liga/desliga liga ou desliga a unidade central. Todas as unidades e fontes de alimentação DCS-LAN conectadas ligarão ou desligarão automaticamente com a CCU.
  • Verde = ligado
  • Vermelho = desligado, mas conectado à fonte de alimentação
  • Apagado = nenhuma fonte de alimentação conectada à CCU

Observação: As configurações do sistema ficam armazenadas e são mantidas depois de desligar e ligar novamente alimentação.

Painel Traseiro
④ Conector da Fonte de Alimentação Conector roscado é fixado à fonte de alimentação PS-CCU.
⑤ Saídas DCS-LAN Quatro tomadas RJ45 estão disponíveis para conectar as unidades de microfone, formando a DCS-LAN. A cadeia DCS-LAN transmite com segurança áudio digital, dados de controle e alimentação no mesmo cabo. Utilize qualquer uma das ou todas as quatro saídas para ter diferentes configurações de layout.

Importante: Conecte o equipamento DCS-LAN somente a essa saída.

⑥ Conector de Controle (TCP/IP) O conector RJ45 permite acesso ao aplicativo de Internet integrado a partir de um computador ou para conexão a um sistema de controle como AMX® ou Crestron®.
⑦ Saídas de Áudio Oito conectores macho XLR balanceados para conexão a sistemas de PA, mixers de áudio, gravadores de áudio ou sistema de distribuição de idiomas.
⑧ Entradas de Áudio Dois conectores fêmea XLR balanceados para conexão de equipamento de áudio externo à reunião, como microfones sem fio, sistema de teleconferência, sinais de áudio processado, mensagem de transmissão de emergência (EEM) ou música durante os intervalos da reunião. O ganho de entrada e o volume são ajustados a partir do painel frontal da CCU ou do aplicativo Web.
⑨ Conector da chave de emergência Fornece um sinal de substituição de emergência no caso de uma emergência. Quando a chave conectada está fechada, o sinal de áudio na Entrada 2 é distribuído para todas os canais de saída, substituindo todas as outras entradas de áudio.

Diagrama de Áudio Simplificado

Diagrama de Áudio da DIS-CCU

Navegação no Menu

A DIS-CCU possui controles no painel frontal que permitem configurar o sistema. Use o teclado de 5 botões para navegar no menu e alterar as configurações.

A figura abaixo oferece uma visão geral da estrutura do menu.

  • Utilize os botões de seta para percorrer os itens do menu
  • Pressione o botão enter (centro) para navegar para um campo editável.
  • Use os botões para cima/para baixo para percorrer os valores disponíveis

Visão Geral do Menu

Unidades de Discussão

Os participantes utilizam as unidades de discussão para se comunicar com outros membros do evento. Conectadas em configuração em série a partir da unidade central, elas transportam áudio digital, sinais de controle e alimentação através de um único cabo. O design discreto e profissional e o cabeamento mínimo permitem perfeita integração em espaços de reunião profissionais. Um sistema DDS 5900 suporta até 250 unidades de discussão ao mesmo tempo.

Unidades de Discussão DDS 5900 Principais funções da unidade:
① Microfone para falar
② Alto-falante para ouvir a discussão
③ Botões de Controle para operar o microfone e selecionar o canal de interpretação
④ Conector do Fone de Ouvido para ouvir um canal de interpretação ou o áudio do ambiente
⑤ Base com Tomadas RJ-45 para transporte de alimentação, áudio, controle

Botões de Controle de Sobreposição

A unidade de discussão pode ser programada para suportar as diferentes pessoas envolvidas na discussão. Por exemplo, como moderador da discussão, o operador possui um controle adicional que desliga imediatamente todos os microfones de delegado.

Uso dos Controles
Ícone Nome Descrição
Fala Pressione para ligar o microfone ou adicionar o usuário à lista de solicitações, dependendo do modo de operação do sistema configurado na Unidade Central.
Mudo Mantenha pressionado temporariamente para silenciar o áudio do microfone. Durante esse tempo, o delegado manterá os privilégios de fala, mas o microfone não passará o áudio para o som do ambiente. O anel luminoso do microfone permanece desligado quando o Mudo está ativo.
Delegado Desligado O operador utiliza esse botão para desligar imediatamente todos os microfones de delegados.
Canal de Saída de Intérprete Seleciona o canal de transmissão da estação do intérprete.

Observação: disponível somente para a unidade portátil DC 5980.

Monitoração de Interpretação Percorra os canais para selecionar uma fonte de áudio a ser monitorada nos fones de ouvido. Os canais 1 e 2 selecionam uma fonte de interpretação de idioma; o som do ambiente está selecionado quando os LEDs estão apagados.
Volume do Fone de Ouvido Aumente ou diminua o volume do sinal de áudio do fone de ouvido.

Variações de Sobreposições

Unidade Portátil DC 5980 P

Delegados
Botões Imagem
  • fala
  • mudo
  • Monitoração de interpretação
  • volume do fone de ouvido
  • fala
  • Monitoração de interpretação
  • volume do fone de ouvido
Operador
Botões Imagem
  • fala
  • delegado desligado
  • Monitoração de interpretação
  • volume do fone de ouvido
Intérprete
Botões Imagem
  • fala
  • mudo
  • envio do canal de interpretação
  • volume do fone de ouvido

Unidade de Montagem Embutida DC 5900 F

A unidade de montagem embutida DC 5900 F tem duas opções para a placa frontal:

Placa frontal FP 5981 F (com monitoração de interpretação)
Delegados
Botões Imagem
  • fala
  • mudo
  • monitoração de interpretação
  • volume do fone de ouvido
  • fala
  • monitoração de interpretação
  • volume do fone de ouvido
Operador
Botões Imagem
  • fala
  • delegado desligado
  • monitoração de interpretação
  • volume do fone de ouvido
Placa frontal FP 5921 F (com monitoração de interpretação)
Delegados
Botões Imagem
  • fala
  • mudo
  • fala
  • Sem botões
Operador
Botões Imagem
  • fala
  • delegado desligado

Equipamentos Compatíveis Adicionais

As seguintes unidades estão disponíveis para serem usadas com o sistema DDS 5900:

Alimentação Adicional e Configuração Avançada
Unidade de Extensão EX 6010 A unidade de extensão fornece quatro saídas de cadeia, cada uma delas com fonte de alimentação independente e recursos de atualização de dados.
Repetidor/Divisor RP 6004 Atualiza sinal de dados para cabos compridos e fornece quatro saídas adicionais para cadeias de unidade de discussão.
Insersor de Alimentação PS-6000 Fornece alimentação para até 50 unidades de discussão.
Caixa de Junção JB 6104 Fornece quatro pontos de tomada para unidades de discussão. Cada tomada suporta uma única unidade de discussão que pode ser conectada ou desconectada sem prejuízos para a unidade.
Controlador de Redundância RC 6000 Permite a conexão de uma fonte de alimentação PS-CCU redundante para proteger o funcionamento da CCU contra quedas de energia.
Chaveador SZ 6104 Conecta duas CCUs para configurações e instalações avançadas de sistema que compartilham recursos em diferentes salas.
Acessórios
Fones de Ouvido
  • DH 6021: fones de ouvido estéreo
  • DH 6223: fones de ouvido estéreo em formato de estetoscópio
  • DH 6225: fone monoauricular com gancho para orelha

Instalação do Hardware

As unidades de microfone operam conectando-as em série a partir da unidade central. Alimentação, áudio e dados são transportados através de um cabo Cat5e blindado de uma unidade para a seguinte. Essa topologia permite instalação flexível e barata para grupos grandes de pessoas.

Montagem da CCU em Bastidor

Instale a unidade central de controle em um bastidor padrão de 19” usando os suportes de 19” fornecidos. Remova os parafusos que prendem as tampas superior e inferior, depois fixe os suportes na parte frontal da unidade usando os mesmos parafusos.

Importante: Use os dois parafusos autoatarraxantes de 10 mm de comprimento mais próximos da dianteira e o parafuso roscado de 8 mm de comprimento mais longe da dianteira.

O ventilador integrado puxa o ar pelo lado esquerdo e o expele pelo lado direito e, dessa forma, não é necessário espaço adicional acima ou abaixo para fins de resfriamento.

Conexão ao Equipamento DCS-LAN

A Shure oferece cabos projetados especificamente para a linha DIS de equipamentos de conferência e discussão. Os cabos Shure EC 6001 são cabos Ethernet de alta qualidade e estão disponíveis em vários comprimentos, de 0,5 m a 100 m. Cada cabo foi testado para garantir desempenho confiável do sistema. Consulte a seção de acessórios para ver informações de encomenda do EC 6001-xx.

Importante: Os cabos e conectores devem ser blindados para oferecer desempenho estável do sistema. Caso uma instalação não utilize os cabos EC 6001 da Shure, é necessário seguir os requisitos de cabo Cat5e.

Requisitos de Cabo do DDS 5900

Requisitos do Cabo Cat5e
Tipo Par trançado Cat5e (ou superior)
Blindagem F/UTP ou U/FTP
Conector RJ45 blindado
Bitola AWG 24
Comprimento Máximo do Cabo
  • DIS-CCU apenas: 120 m
  • DIS-CCU com unidades repetidoras: 480 m

Importante: Os cabos e conectores devem ser blindados para oferecer desempenho estável do sistema. Caso uma instalação não utilize os cabos EC 6001 da Shure, é necessário seguir os requisitos de cabo Cat5e.

Uso de Painéis de Ligação

Ao desenvolver um sistema com painéis de ligação, crimpe o cabo ao conector blindado fêmea no painel. Em seguida, basta usar cabos de ligação curtos para conectar às unidades de microfone. Certifique-se de que a cadeia sempre termine com uma unidade de microfone ou um plugue de terminação incluso no pacote de peças sobressalentes da CU SPS.

Conexão de Unidades de Microfone e Componentes DCS-LAN

As unidades de microfone e os componentes DSC-LAN são conectados em sequência (conexão em série) usando as duas portas RJ45 em cada unidade. Os conectores são intercambiáveis; basta conectar a unidade anterior a uma porta e conectar a outra porta à unidade seguinte. Sempre utilize cabeamentos blindados Cat5e (ou superiores) para um desempenho confiável do sistema.

A alimentação, os dados de controle e o áudio são transportados de uma unidade a outra pelo mesmo cabo Cat5e blindado.

Para proteger o equipamento, assegure que a unidade central de controle (CCU) esteja sempre desligada ao conectar ou desconectar unidades de microfone. Utilize qualquer uma das quatro saídas de cadeia (A, B, C e/ou D) para conectar componentes DCS-LAN.

  1. Desligue a CCU para proteger o equipamento durante a configuração.
  2. Conecte uma saída de cadeia na CCU à primeira unidade de microfone com o cabo Cat5e blindado.
  3. Conecte em sequência as demais unidades de microfone usando as tomadas RJ45 na parte inferior de cada unidade.
  4. Ligue a CCU pressionando o botão liga/desliga. As unidades de microfone são ativadas. A unidade está estável assim que os LEDs do botão de controle param de piscar.
  5. Observação: não desligue a alimentação da CCU enquanto o sistema não se estabilizar.

Diagramas de Conexão

Os diagramas do sistema a seguir ilustram as conexões típicas de hardware à unidade central de controle DIS-CCU. As instalações reais podem utilizar combinações de hardware diferentes, mas seguem os conceitos gerais aqui descritos.

Observação: as unidades de montagem embutida e portátil são intercambiáveis nos desenhos a seguir, a menos que indicado de outra forma.

Configuração Básica com Unidades de Discussão

O sistema é operacional sem o uso de um computador. Use a tela de navegação da CCU para configurar a instalação.

Observação: essa configuração não suporta o Modo manual do microfone, já que a interface do navegador é necessária para ligar e desligar os microfones.

Sistema Básico com Cadeias Múltiplas

Computador para Gerenciamento Avançado

Conecte um computador à unidade central de controle para ter gerenciamento abrangente do sistema por meio de um navegador de internet. Conecte um cabo Ethernet da porta TCP/IP dedicada ao computador.

Controle do Computador

Controle Sem Fio com Tablet ou Laptop

Use um roteador sem fio para acessar o navegador de internet a partir de um laptop ou tablet. O navegador de internet em um dispositivo móvel oferece o mesmo gerenciamento abrangente do sistema.

Controle Sem Fio

Unidades de Interpretação

O Sistema de Discussão DDS 5900 admite discussão bilíngue, direcionando um canal de interpretação a cada unidade de discussão. Programe a unidade de discussão portátil DC 5980 P para ser usada como estação de interpretação. Outros participantes utilizam o conector de fone de ouvido em suas unidades para ouvir o canal de interpretação de suas vozes.

Normalmente, uma sala ou cabine separada é dedicada aos intérpretes para propiciar maior isolamento acústico. As unidades podem ser conectadas em qualquer ordem na cadeia DCS-LAN, independentemente do modo de operação da unidade adjacente.

Unidades de Interpretação

Gravador de Áudio

Conecte um gravador de áudio às saídas analógicas da CCU para gravar o áudio do ambiente, as traduções ou um conjunto específico de microfones. Use a interface de navegador para direcionar unidades aos grupos e atribuí-la à saída específica (A-H). Conecte as saídas XLR da CCU às entradas de um gravador de áudio.

Gravação de Áudio

Mixer ou DSP

Conecte um mixer às saídas analógicas da CCU para controlar o volume ou a equalização de um microfone individual. Use a interface de navegador para direcionar unidades aos grupos e atribuí-la à saída específica (A-H).

Para voltar o áudio ao sistema DDS 5900:

  1. Conecte a saída do dispositivo externo à Entrada de Áudio 1 da CCU
  2. Roteie o áudio da Entrada 1 selecionando Loudspeeker e o Ch. 0 e desmarcando Out A (Grupo) Audio > Input Control > Audio In 1
  3. Para evitar um circuito de realimentação, desligue o roteamento do som ambiente interno, desmarcando Loudspeeker: Audio >  Input Control > Floor

Inserção de um Mixer ou DSP

Distribuição de Idiomas Sem Fio

Para monitoração adicional, conecte um sistema de distribuição de idiomas sem fio a uma das saídas de áudio da CCU. Utilize a interface do navegador para selecionar os microfones (assento) desejados para esse saída do grupo (A-H). O Sistema de Idiomas Infravermelho Digital DCS 6000 transmite esse sinal de áudio para várias estações de audição.

Distribuição de Idiomas Sem Fio

Sinal de Emergência

A Entrada 2 é designada para transmitir uma EEM (Mensagem de Evacuação de Emergência) que substitui a discussão em caso de emergência. É necessário conectar uma chave (normalmente aberta) ao conector da chave de emergência. Quando a chave está fechada, um sinal de áudio de "EEM (Mensagem de Evacuação de Emergência)" na entrada 'In 2' é distribuído para todas os canais de saída, substituindo todas as outras entradas de áudio.

Requisitos de Alimentação Elétrica

Na maioria das instalações, a DIS-CCU fornece alimentação suficiente às unidades de discussão. Dependendo da configuração, a CCU alimenta até 50 unidades ao mesmo tempo sem a necessidade de equipamento adicional. O número de unidades de discussão suportadas depende do tamanho e do layout da instalação.

Observação: o comprimento máximo de cabo em uma cadeia é de 120 m antes da unidade repetidora.

A Alimentação Depende das Variáveis de Instalação

Para maximizar o número de unidades sem adicionar equipamento:

  1. Utilize múltiplas cadeias de saída a partir da CCU. As unidades devem estar divididas igualmente no decorrer de cada cadeia
  2. Posicione a CCU de maneira que a distância do cabo até a cadeia da unidade de discussão seja a menor possível
  3. Mantenha o comprimento do cabeamento total o menor possível, diminuindo o espaço entre as unidades

Unidades de Discussão Alimentadas pela DIS-CCU

As tabelas a seguir mostram como conectar a maioria das unidades de discussão sem adicionar equipamento.

Observação: ao utilizar múltiplas cadeias, distribua uniformemente as unidades pelas cadeias para maximizar o número de unidades.

1 m de Espaço entre as Unidades de Discussão
Comprimento do cabo da CCU até a primeira unidade Número Estimado de Unidades de Discussão Alimentadas pela CCU
Uma Cadeia Duas Cadeias Três cadeias Quatro cadeias
10 m 43 47 48 48
30 m 39 45 47 48
50 m 36 43 45 46
100 m 21 38 42 44
2 m de Espaço entre as Unidades de Discussão
Comprimento do cabo da CCU até a primeira unidade Número Estimado de Unidades de Discussão Alimentadas pela CCU
Uma Cadeia Duas Cadeias Três cadeias Quatro cadeias
10 m 41 46 48 48
30 m 37 44 46 48
50 m 34 42 45 46
100 m 11 22 33 43

Observação: os requisitos de alimentação para a unidade de discussão DC 5900 F variam dependendo da configuração da unidade. Unidades de discussão adicionais são suportadas quando o alto-falante é removido e quando os microfones gooseneck GM são usados no lugar dos microfones da série MX4xx.

Uso de Caixas de Junção

A caixa de junção JB 6104 acrescenta quatro saídas adicionais a um ponto na cadeia DCS-LAN. Essas quatro saídas estão disponíveis para conexões curtas com a unidades de discussão, protegendo a cadeia DCS-LAN de falhas técnicas e danos causados por conexão com equipamento ligado. Uma única unidade de discussão pode ser conectada a cada saída da caixa de junção com no máximo 10 m de cabo.

1 Cadeia, 2 Unidades por JB 6104
Comprimento do cabo da CCU até a primeira unidade Comprimento do cabo entre cada JB 6104 Número de JB 6104 Número Máximo de DUs
10 m 3 m 19 37
30 m 3 m 17 34
50 m 3 m 15 30
100 m 3 m 7 14
2 Cadeias, 2 Unidades por JB 6104
Comprimento do cabo da CCU até a primeira unidade Comprimento do cabo entre cada JB 6104 Número de JB 6104 Número Máximo de DUs
10 m 3 m 22 42
30 m 3 m 20 40
50 m 3 m 20 38
100 m 3 m 14 28
2 Cadeias, 4 Unidades por JB 6104
Comprimento do cabo da CCU até a primeira unidade Comprimento do cabo entre cada JB 6104 Número de JB 6104 Número Máximo de DUs
10 m 5 m 13 50
30 m 5 m 12 48
50 m 5 m 12 46
100 m 5 m 10 40

Instalação de Sistemas Grandes

Fontes de Alimentação para Componentes Adicionais

Para acrescentar componentes adicionais ao sistema, adicione uma fonte de alimentação embutida ou montada em bastidor para a cadeia da unidade de discussão.

Fonte de Alimentação Embutida

Utilize o insersor de energia PI-6000 para adicionar uma fonte de alimentação embutida para aproximadamente 50 unidades de discussão adicionais. A unidade pode ser conectada em qualquer ponto da cadeia para alimentar os componentes adicionais. Múltiplas unidades PI-6000 podem ser usadas para atingir o máximo de 250 unidades de discussão suportadas.

Observação: a PI-6000 não atualiza o sinal de dados, ou seja, o comprimento total do cabeamento não pode exceder 120 m.

Fonte de Alimentação Embutida (1x)

Fonte de Alimentação Montada em Bastidor para 4 Cadeias Adicionais

Utilize a unidade de extensão montada em bastidor EX 6010 para acrescentar componentes adicionais e opções de configuração. A unidade expande a cadeia da unidade de discussão em 4 saídas separadas, cada uma com uma fonte de alimentação equivalente à de uma CCU (aproximadamente 50 unidades).

Observação: a EX 6010 também atualiza o sinal de dados, permitindo 120 m adicionais de cabo a partir de cada porta.

Fonte de Alimentação com Montagem em Bastidor (x4)

Comprimento Total dos Cabos de Extensão

A CCU opera um sistema com até 120 m de cabo Cat5e blindado. Para adicionar mais cabo para instalações maiores ou mais complexas, acrescente um Repetidor RP 6004 antes de atingir o limite de 120 m.

A RP 6004 conecta-se em qualquer lugar da cadeia DCS-LAN, atualizando dados de áudio e controle das unidades que vêm depois dela. Ela fornece quatro saídas de cadeia adicionais que operam com 120 m adicionais cada.

O sinal pode ser atualizado até três vezes para um comprimento máximo de cabo de 480 m.

Observação: essa unidade não adiciona alimentação para componentes da cadeia.

Repetidora de Sinal Em Linha

Instalação do DC 5900 F

Instalação da Base

A base DC 5900 é instalada diretamente em uma mesa ou um palanque.

  1. Determine a posição do microfone e faça um furo com diâmetro de 53 mm.
  2. Use a base para marcar a posição dos parafusos e faça os furos.
  3. Prenda a base na mesa com os parafusos.

Instalação do Alto-falante

  1. Defina a localização do alto-falante (<1 m da base para acomodar o cabo) e faça um furo com 53 mm de diâmetro.
  2. Insira o alto-falante no furo e conecte o cabo do alto-falante à unidade base. Verifique se o cabo não está comprimido.
  3. Alinhe o alto-falante com a unidade base. Marque a localização dos parafusos, espaçados em exatamente 78 mm.
  4. Faça os furos e fixe o alto-falante na mesa com os parafusos.
  5. Instale a tela na caixa acústica do alto-falante.
  6. Conecte o cabo entre o alto-falante e a base do DC 5900 F

Parte Inferior do LS 5900 F

Fixação da Placa Frontal

  1. Alinhe a placa frontal e posicione-a sobre a base.
  2. Prenda a placa na base utilizando os parafusos.
  3. Instale a tampa na placa frontal.

Fixação da Placa Frontal

Remoção

Para remover a placa frontal:

  1. Localize os dois furos em cada lado da placa frontal.
  2. Insira um clipe de papel em cada furo para soltar a tampa.
  3. Puxe a tampa para cima para separar as peças.
  4. Desparafuse a placa frontal da unidade base.

Use Clipes de Papel para a Remoção

Uso das Unidades de Discussão

Aplique a Sobreposição dos Botões de Toque

Fixe a sobreposição dos botões de toque a cada unidade para fins de controle básico do microfone. As unidades de discussão possuem botões programáveis que mudam de funcionalidade quando programados em tipos de unidade diferentes. A sobreposição dos botões é fornecida com a unidade de discussão ou com a unidade central.

Advertência: Sobreposições não são reutilizáveis. Se a unidade precisar ser reconfigurada, remova com cuidado a sobreposição e aplique outra.

  1. Escolha uma sobreposição para a unidade.
  2. Remova o papel protetor do verso.
  3. Posicione a sobreposição na reentrância na frente da unidade.

Fixação do Microfone

Para bloquear o microfone, utilize a chave sextavada fornecida e gire no sentido anti-horário.

DIS GM: Insira o microfone no soquete XLR. Ajuste o gooseneck na posição apropriada.

Shure MX4xxRLP: Conecte o adaptador AC 5901 XLR/Microflex ao microfone. Insira o adaptador no soquete XLR da unidade de montagem embutida.

Programação do Tipo de Usuário

As unidades de discussão DDS 5900 podem ser programadas modificando-se a função dos botões de controle para suportar tipos diferentes de usuários. Os três tipos são operador, delegado e intérprete, cada um exigindo funcionalidade de controle exclusiva. A configuração é armazenada na unidade e se mantém após a alimentação ser desligada e ligada novamente.

Observação: as unidades de montagem embutida não podem ser programadas como estações de intérprete. Use a unidade portátil DC 5980 P para interpretação simultânea.

Unidades de Montagem Embutida

Para programar a unidade de discussão DC 5900 F de montagem embutida como um operador ou um delegado, basta fixar a sobreposição de botões. A sobreposição programa automaticamente a unidade com a funcionalidade correta dos botões.

Reinicie o sistema assim que todas as sobreposições estiverem aplicadas para definir as configurações com a unidade de controle.

Unidade Portátil

Programe as unidades portáteis pressionando o botão de volume e rolando até o modo desejado.

  1. Ative a unidade conectando-a corretamente à cadeia DCS-LAN.
  2. Aperte e mantenha pressionados os botões de volume "-" e "+". A luz Speak pisca indicando que a unidade está pronta para a programação.
  3. Continuando a pressionar os botões de volume, pressione a rolagem de canal até o tipo de unidade. O tipo é indicado pela combinação de LEDs de canal; consulte a tabela abaixo.
Alteração do Tipo de Unidade
Tipo de Unidade Ch. 1 Ch. 2
Delegado com mudo Desligado Desligado
Delegado sem mudo Ligado Desligado
Operador Desligado Ligado
Intérprete Ligado Ligado

Configuração do Sistema

Interface de Internet

Para o gerenciamento abrangente e controle remoto do sistema, abra a interface de internet em um computador ou tablet. A unidade de controle central (DIS-CCU) oferece um servidor de Internet para o controle do sistema a partir de um navegador da Internet em um computador conectado à rede. O aplicativo de Internet oferece parâmetros avançados para configurar o sistema e permite que o operador ou moderador gerencie os microfones usando os nomes e números dos assentos dos participantes.

Observação: a rede do computador é separada da rede de componentes (DCS-LAN).

Interface de Internet do DDS 5900

Requisitos do Sistema

Para obter o melhor desempenho, sempre atualize o navegador para a versão mais recente disponível. Os seguintes navegadores operam adequadamente com a interface do sistema:

  • Internet Explorer (IE) 8 ou superior
  • Firefox 10 ou superior
  • Safari
  • Chrome
  • Opera

Abra a Interface de Sistema da DIS-CCU

Siga estas instruções para abrir a interface de navegador em um computador.

Conecte à CCU

  1. Conecte o computador à porta TCP/IP da CCU.
  2. Ligue o equipamento.
  3. Defina o computador para que obtenha automaticamente um endereço IP. Isso permite que o computador se conecte automaticamente à CCU.
  4. Obtenha um endereço IP selecionando Dynamic a partir da janela LAN Setup  > Acquire IP addr..
  5. Visualize o endereço IP: LAN Setup  > IP address setup.
  6. Abra o navegador da Internet no computador.
  7. Digite "http://endereço IP", em que "endereço IP" é o endereço da CCU.
  8. A interface do navegador é aberta.

Atribuição do Endereço de Rede

O acesso à interface do sistema está disponível em dois endereços de rede: Endereço IP e nome do host. Digitar qualquer dos endereços em um navegador acessará a interface da CU conectada.

Gerencie o endereço da rede a partir do navegador. System > LAN Setup

Endereço IP

Selecione "Dynamic" se a CCU estiver conectada a uma rede com um servidor DHCP. Caso contrário, selecione "Static" e atribua um endereço IP fixo à Unidade Central. A configuração de IP padrão é "Dynamic".

Selecione "Apply Changes" para salvar as alterações feitas.

Visualize o endereço IP a partir do painel frontal da CCU:

LAN setup >  IP address setup >  IP address > Actual IP address.

Nome do Host

O nome do host é um nome definido pelo usuário que pode ser atribuído ao dispositivo para acessar o navegador em vez de usar o endereço IP. O nome do host é definido de uma maneira lógica que permita identificar com facilidade o componente na rede. Mais importante, o nome do host não muda por conta própria (diferentemente do endereço IP), o que o torna ideal como indicador.

Por exemplo, se o sistema for configurado na sala de reunião principal, o nome do host poderia ser "SalaPrincipal", resultando no endereço. http://salaprincipal.local.

  1. Vá para a página LAN Setup.
  2. No campo de nome do host da CCU, selecione o nome padrão e o exclua.
  3. Insira o novo nome do host.
  4. Selecione o botão Apply Changes para salvar o nome.
  5. Verifique o endereço digitando no navegador: http://"nomedohost".local
  6. Se desejar, inclua a página nos favoritos.

Configuração de Idioma

A interface de navegador suporta diversos idiomas. Vá para System > Language para selecionar o idioma desejado.

Albanês Shqip
Árabe اللغة العربية
Bósnio Bosanski
Búlgaro български
Chinês (Simplificado) 中文(简体)
Chinês (Tradicional) 中文(繁體)
Croata Hrvatski
Dinamarquês Dansk
Português Português
Francês Francais
Alemão Deutsch
Grego Ελληνική
Islandês Íslenska
Italiano Italiano
Japonês 日本語
Coreano 한국인
Macedônio македонски
Montenegrino (cirílico) Црногорски
Montenegrino (latino) Crnogorski
Norueguês Norsk
Persa فارسی
Polonês Polski
Português Português
Russo русский
Cirílico Sérvio Српски
Latim Sérvio Srpski
Esloveno Slovenski
Espanhol Español
Sueco Svenska
Tailandês ภาษาไทย
Vietnamita Tiếng Việt

Páginas de Interface Adicionais para Participantes da Reunião

Além do acesso de administrador para a interface de Internet, existem dois endereços avulsos que são úteis para os participantes durante a reunião:

  • Controle de microfone para gerenciamento de interlocutores
  • Página só para visualização para que os participantes da reunião verifiquem as listas de interlocutores

Por padrão, qualquer pessoa pode ter acesso a essas exibições a partir de um computador ou dispositivo móvel conectado à rede. Para proteger essas páginas, o administrador pode atribuir uma senha para cada uma a partir da página Security.

Página de Controle de Microfones

Essa página é dedicada ao controle de microfones durante a reunião. Utilize essa exibição como operador ou como operador da reunião para gerenciar os interlocutores, as solicitações de fala e respostas.

Para ter acesso, insira o endereço IP da CCU seguido de /chairman (exemplo: http://172.17.11.137/chairman).

Página de Exibição

A página de exibição é usada para dar aos participantes da reunião uma visualização do interlocutor, solicitação de fala e listas de respostas.

Para ter acesso, insira o endereço IP da CCU seguido de /display (exemplo: http://172.17.11.137/display).

Dica: Coloque a página no modo tela cheia durante a reunião:

  • PC: F11
  • Mac: ctrl + cmd + f

Segurança

Os componentes DIS utilizam um algoritmo de codec proprietário para impedir que dispositivos não autorizados escutem o sinal de áudio. Para proteger ainda mais a discussão, atribua uma senha à interface de navegador e ative os recursos de segurança nos roteadores sem fio.

Proteção por Senha da Interface do Navegador

É possível atribuir uma senha para restringir o acesso à interface de navegador. Uma senha independente é atribuída a cada um dos três endereços de interface: administrador, operador e exibição.

  1. Conecte-se à interface do navegador como administrador.
  2. Vá para a página Security (System > Security)
  3. Digite um nome de usuário e senha válidos.
  4. Selecione Change Password para salvar as informações de login.

Observação: as senhas são excluídas quando a unidade é reiniciada para as configurações padrão de fábrica.

Remoção da Senha

Para apagar o acesso por senha à CCU, restaure as configurações padrão de fábrica.

Observação: redefinir aos padrões de fábrica apaga todas as configurações de delegado, sistema e IP.

A Partir do Hardware
  1. Vá para o painel frontal da CCU.
  2. Role o menu principal até Restore Factory Defaults
  3. Pressione o botão central para entrar no menu
  4. Pressione novamente o botão central para confirmar a redefinição.
  5. Aguarde até o sistema reinicializar. Durante esse tempo, o computar ficará sem conexão com a interface de navegador.
A partir da Interface de Navegador
  1. Abra a interface de navegador da CCU
  2. Vá para Configuration > Factory Defaults
  3. Selecione o botão Reset para redefinir o sistema.
  4. Espere o sistema reiniciar. O computador não poderá acessar a interface de navegador durante o processo de reinicialização.

Como Isolar a Rede

Para ter máxima segurança, isole a rede de controle usando um computador dedicado ou um roteador protegido.

  • Dedique um computador como sendo a estação de controle. Conecte-o diretamente à porta TCP/IP da CCU. Isso assegura que os dispositivos sem fio não possam acessar o endereço IP do software de controle.
  • Se diversos computadores ou tablets forem necessários, atribua uma criptografia por senha para o roteador. O padrão mais efetivo é o WPA2 (Acesso Sem Fio Protegido II), que usa a criptografia AES (Advanced Encryption Standard). Consulte o guia do usuário do roteador para configurar o roteador.

Atribuição de Nomes e Números dos Assentos

Quando a discussão começa, o operador ou moderador da discussão precisa referir-se aos participantes pelo seu nome, número do assento ou ambos. A atribuição correta de nomes e números dos assentos é crítica para garantir a continuidade da discussão.

Ao fazer o login em uma instalação com a interface de navegador pela primeira vez, cada unidade de microfone aparece com seu nome padrão. É automaticamente atribuído um número de assento às unidades. Unidades de operador também aparecem na página de configuração de participantes. Use a página de configuração de participante para fazer a correspondência das unidades com a tabela de assentos prevista.

  1. Verifique se todas as unidades estão conectadas e funcionando.
  • Vá para a página System Status para obter detalhes System > System Status
  • Todas as unidades de microfone corretamente conectadas são listadas com um número de série e de assento atribuídos automaticamente pelo software.
  • Unidades desconectadas serão exibidas como Lost e podem ser removidas da lista selecionando Remove Unregistered Units
  • Reatribua números de assento para que correspondam aos números dos assentos reais da sala ou à sua tabela de localização de assentos.
    1. Vá para a página Unit to Seat Relation Configuration > Unit to Seat Relation.
    2. Combine as entradas da tabela de assentos com as unidades correspondentes da sala colocando o cursor sobre o campo de número do assento. O anel de luz do microfone pisca em vermelho.
    3. Altere o número do assento clicando no campo.
  • Desenhe uma tabela ou diagrama de assentos que represente a sala. Numere cada assento que necessite de uma unidade de discussão. Adicione os nomes dos participantes à tabela de assentos.
  • Volte para a página Participant Setup (Configuration > Participant Setup) e altere as descrições ao lado dos números de assento atribuídos para os nomes de participantes apropriados.
  • Reatribuição de Números de Assento

    Adição de Nomes de Participantes

    Configurações de Áudio

    Mixagem Ambiente

    Quando um microfone está ligado, o áudio é roteado para a mixagem principal (Grupo A) por padrão. Essa mixagem também é chamada de mixagem ambiente porque ela transmite o áudio de qualquer um que esteja participando da reunião. Os intérpretes também escutam o ambiente para fornecer interpretação do idioma nas discussões bilíngues.

    Por padrão, a mixagem ambiente é roteada para o alto-falante e para a saída (Canal 0) do fone de ouvido de cada unidade de microfone conectada.

    Roteamento dos Microfones para Grupos

    Vá para a página Group Setup Audio > Group Setup para visualizar ou modificar o roteamento do microfone.

    Para cada microfone, selecione uma das seguintes opções:

    • Apenas grupo A (padrão)
    • Grupo A + outro grupo
    • Grupo B, C, D, E, F, G ou H
    • Nenhum

    Ajuste do Alto-falante

    O volume do alto-falante é uma configuração do sistema aplicável a todas as unidades conectadas. O volume é ajustável de -0 dB (sem atenuação) até -40 dB, incluindo "desligado" (mudo). Para ajustar o volume:

    A partir da Interface de Navegador Vá para a página Loudspeaker Control (Audio > Loudspeaker Control)
    A partir da unidade central Role até Loudspeaker Menu (loudspk. control > loudspk. volume > db)

    Canais de Fone de Ouvido

    A maioria das unidades de microfone inclui uma saída de fone de ouvido para ouvir os canais do intérprete ou outros participantes no canal ambiente. Cada participante escolhe o seu canal a partir dos seletores de canal da unidade de microfone.

    Os canais 1 e 2 são dedicados para a interpretação de idiomas. Os participantes selecionam um dos canais para ouvir a mensagem em seu idioma durante um evento bilíngue. A fonte de áudio vem das estações de intérpretes no canal selecionado.

    O canal 0 (o canal ambiente) é usado por interpretes para fazer a interpretação simultânea da discussão. Esse canal também pode ser selecionado por outros participantes para ouvir o canal ambiente nos fones de ouvido (canal 0 = LEDs apagados).

    Utilização dos Fones de Ouvido para Interpretação de Idiomas

    1. Conecte os fones de ouvido à tomada de fone de ouvido na lateral da unidade de discussão.
    2. Selecione um canal pressionando os botões seletores na dianteira da unidade.
    • Canal 0 - Mixagem Ambiente (LEDs apagados)
    • Canal 1
    • Canal 2
  • Ajuste o volume dos fones de ouvido usando o botão "+" ou "-" da unidade.
  • Fonte de Áudio para Alto-Falantes e Fones de Ouvido

    Por padrão, todos os microfones são roteados para as mixagens do alto-falante e do fone de ouvido.

    Para alterar a fonte de áudio:

    1. Roteie os microfones para o Grupo A para adicioná-los à mixagem ambiente (todos selecionados por padrão) Audio > Group Setup
    2. Selecione as fontes de áudio para o alto-falante e Canal 0 (fone de ouvido) Audio > Input Control:
    • Floor (padrão)
    • Audio In 1
    • Audio In 2

    Saídas de Áudio Analógicas

    Oito saídas analógicas estão disponíveis para gravação, sistema de distribuição de idioma, unidade de teleconferência ou para sistema PA externo.

    Oito Saídas Analógicas

    Vá para Audio > Output Control e escolha com base nas seguintes opções:

    • Group: oito grupos separados para isolar microfones específicos. Essa seleção corresponde aos grupos configurados na página Group Setup.
    • Observação: se o barramento do grupo não for usado para a saída XLR correspondente, será desabilitado na matriz de roteamento.

    • Ch. 1 e Ch. 2: Canais de intepretação
    • Floor: O áudio de todos os microfones abertos roteados para o Grupo A (mixagem ambiente). Existem três variações dessa mixagem para escolher:
      • Ch. 0: mixagem do fone de ouvido com AGC, útil para enviar para um sistema de distribuição de idioma IR.
      • Floor 1: mixagem do alto-falante, útil para enviar para um equipamento PA ou de transmissão.
      • Floor 2: Mixagem do alto-falante com atenuação de volume (Audio > Loudspeaker Control)

    Adição de uma Fonte de Áudio Externa

    Duas entradas estão disponíveis na DIS-CCU para acréscimo de uma fonte de áudio externa ao sistema, geralmente útil para chamadas pela Internet ou de teleconferência.

    1. Conecte uma fonte de áudio de nível de linha, como uma saída de áudio de um computador, unidade de teleconferência ou sistema de microfone sem fio ao painel traseiro da DIS-CCU.
    2. Abra a interface de Internet para Audio > Input Control.
    3. Selecione o ganho de entrada de acordo com a saída do dispositivo externo. Caso necessário, selecione 10 dB para um suave reforço de ganho.
    4. Selecione o roteamento para o canal de áudio:
    • Loudspeaker: para todas as unidades de microfone de alto-falantes
    • Ch. 0: para a saída do fone de ouvido da unidade de microfone
  • Se desejado, roteie o canal para Output A (Grupo) para liberar uma mescla da fonte externa com as unidade de microfone:
    • Deselect para teleconferência ou processamento de sinal para evitar circuitos de realimentação
    • Select para um microfone que será mesclado com outro áudio de unidade de discussão
  • Ajuste o volume da entrada de áudio para que se misture naturalmente com os níveis de fala na unidade de discussão.
  • Página de Controle de Entrada

    Sinal de Áudio de Emergência

    Para preparar-se para uma emergência, conecte um sinal de áudio da EEM (Mensagem de Evacuação de Emergência) à Entrada 2. O conector de bloco fornece uma chave "normalmente aberto" que, quando fechada, distribui o sinal de emergência aos alto-falantes e a todas as conexões de entrada e saída.

    Importante: quando a chave é usada para a Entrada 2, o sinal de áudio da EEM ignora as configurações de volume e de ligado/desligado Controle o volume do sinal da EEM na saída da fonte.

    1. Conecte o sinal da EEM à Entrada 2.
    2. Conecte uma chave ao conector de bloco.
    3. Feche a chave e teste o sinal de áudio. Ajuste o volume na fonte de áudio até o nível desejado.

    Operação de uma Discussão

    Modos de Operação dos Microfones

    O modo de operação determina como operam os microfones de participante durante uma reunião. Diversos fatores podem afetar os requisitos e o andamento da reunião: tamanho da sala, número de participantes, formalidade do evento e quantidade de suporte técnico à equipe. O modo de operação aborda esses fatores através de quatro predefinições para controlar o comportamento dos microfones.

    Para alterar o modo:

    • Hardware da CCU: Delegate Setup > Operation Mode
    • Interface de navegador: Operation > Operation Mode ou a partir da página Microphone Control .
    Descrição dos Modos de Operação O texto a seguir é uma descrição de cada modo assim que o botão Falar é pressionado:
    Auto (Automático) Liga automaticamente o microfone do participante se houver vaga na lista de interlocutores. Nesse modo, não há fila de solicitações: se a Lista de Interlocutores estiver cheia, o microfone do participante não liga.
    Manual Adiciona o participante à lista de solicitações que é gerenciada pelo operador. O Operador seleciona os microfones de participante na lista da fila e os liga ou desliga. Manual é o único modo em que o navegador de internet é necessário para gerenciar os locutores.
    FIFO (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) Liga automaticamente o microfone do participante se houver vaga na lista de interlocutores. Se a lista estiver cheia, os participantes são colocados em uma fila cronológica de solicitações. O microfone liga automaticamente assim que uma vaga é aberta na lista de interlocutores.
    VOX (Ativação por Voz) O microfone liga automaticamente quando o participante fala ao microfone ou pressiona o botão Falar. O microfone desliga automaticamente após o locutor terminar. Nesse modo, não há fila de solicitações: se a Lista de Interlocutores estiver cheia, o microfone do participante não liga.

    Modo de Interrupção de Fala

    Este modo determina o comportamento das unidades de microfone quando a lista de interlocutores está cheia:

    • Off (padrão): Uma unidade de participante não pode ligar até que haja uma vaga disponível na lista de interlocutores.
    • On: Um participante pode ligar o microfone mesmo que a lista de interlocutores esteja cheia. Isso desliga o microfone do participante que está na lista há mais tempo (no final da Lista de Interlocutores).

    Lista de Interlocutores com no Máximo 3 Interlocutores

    Quando Speak Interrupt está acesso, um participante que ligar o microfone substituirá a última pessoa na lista de interlocutores.

    Controle da Unidade de Discussão

    As unidades de discussão DDS 5900 podem ser programadas para suportar o papel de cada membro em uma reunião.

    Operador

    Como líder do evento, o operador possui diversos recursos exclusivos ativados na unidade de discussão.

    • Todos os delegados desligados: Para o gerenciamento da reunião, o operador utiliza esse botão para desligar instantaneamente todos os microfones de delegado e apagar a lista de interlocutores.
    • Falar:O operador pode sempre ligar o microfone, substituindo as unidades de delegado mesmo se o número máximo de canais abertos tiver sido excedido. Portanto, não há botão mudo; o operador simplesmente pressiona o botão Falar para ligar ou desligar o microfone.

    Delegado

    Unidades de delegado contribuem para a mixagem de áudio principal, chamada de mixagem do ambiente. O número de interlocutores delegados simultâneos é limitado e requer botões de controle diferentes para participar da discussão:

    • Falar: Liga o microfone ou adiciona o usuário à fila de solicitações dependendo das configurações do sistema. Status do microfone exibido pelo LED do botão:
    • Vermelho = microfone está ligado

      Verde = microfone está na fila de solicitações

    • Mudo: Emudece temporariamente o áudio do microfone. Enquanto esse botão ficar pressionado, o delegado mantém os privilégios de fala, mas o microfone não passará o áudio para o som do ambiente.

    Intérprete

    A função principal da unidade de intérprete é a de traduzir a discussão para um idioma estrangeiro. Os participantes que não falam a língua nativa da discussão dependem de um intérprete para poderem participar. Os intérpretes escutam o som do ambiente.

    • Envio do Canal de Interpretação: O intérprete seleciona um de dois canais para transmitir a interpretação do idioma.

    As estações de interpretação só podem ser atribuídas para a unidade de discussão portátil 5980 P.

    Configurações do Botão Falar

    Faça ajustes adicionais no botão falar da unidade em Operation > Operation Mode.

    Evitar Desativação Acidental do Microfone

    O Bloqueio do Botão Falar evita conflitos que podem ocorrer quando duas pessoas tentam executar a mesma ação em uma unidade. O bloqueio desativa temporariamente o botão falar, evitando que um participante substitua uma ação ajustada pelo operador e desligue acidentalmente seu próprio microfone. Atribua a duração do bloqueio entre 1 e 120 segundos.

    Dica: Para substituir o bloqueio, pressione e mantenha pressionado o botão falar pela duração atribuída ao Tempo de Substituição do Bloqueio (1 a 120 segundos).

    Como Desabilitar Microfone Desligado da Unidade

    Permita ou evite que os participantes desliguem seus microfones usando o botão falar na unidade:

    • Permitido: O participante pode desligar o microfone usando o botão falar na unidade (configuração padrão).
    • Não Permitido: Os microfones só podem ser desligados pelo operador.

    Configuração Máxima de Interlocutores

    Para melhorar o gerenciamento dos interlocutores e a nitidez do áudio, há um limite quanto ao número de interlocutores simultâneos. Até oito microfones de operadores e de delegados podem ser abertos simultaneamente. Existem várias configurações:

    Observação: unidades de intérprete estão sempre ativas e não influenciam a lista de interlocutores.

    Max speakers
    • Total: Número total de unidades abertas de participantes e operador. Este é o número absoluto máximo de pessoas que podem se dirigir à plateia ao mesmo tempo.
    • Delegate: Número de microfones de delegados que podem estar abertos ao mesmo tempo (excluindo o operador).
    Maximum Requests Número total de participantes que podem estar na fila de solicitações ao mesmo tempo.

    Exemplo de Configurações

    O Operador (Moderador) Pode Falar a Qualquer Momento

    Configure o número total de interlocutores como um (1) a mais do que o número máximo de participantes. Se houver dois operadores, configure o número como dois (2) a mais.

    Uso do Modo FIFO

    O modo Primeiro a entrar, primeiro a sair (FIFO) liga automaticamente os microfones com base em uma lista cronológica. Esse modo funciona melhor se o número máximo de participantes estiver configurado como um (1), de maneira que o participante deve aguardar para falar até que o outro tenha concluído.

    Detecção de Voz

    VOX (Ativação por Voz)

    No modo VOX, o microfone ativa automaticamente assim que um participante fala. O modo é ideal para reuniões com maior nível de conversação, permitindo a troca de comunicações entre as pessoas sem a necessidade de solicitações para falar ou da ativação por botão. As configurações a seguir permitem que o VOX seja personalizado para a reunião:

    Voice Detection Threshold Determina o nível de entrada (dB) que ativa o microfone. Configurações mais baixas ativam o microfone com uma fonte mais silenciosa, enquanto configurações mais altas requerem uma fonte mais barulhenta para ativar o microfone.
    Padrão 0 dB
    Mínimo –12 dB
    Máximo 8 dB
    Release Time Determina por quanto tempo o microfone permanece ativo após o participante parar de falar. O ajuste é selecionável em incrementos de 0,5 segundo.
    Padrão 4 segundos
    Mínimo 1 segundo
    Máximo 10 segundos
    Book Drop Para assegurar que apenas a fala de um participante ative o microfone, ligue o recurso “Book Drop”. Esse recurso desliga rapidamente um microfone que for ativado acidentalmente por um ruído elevado que não seja a fala.
    Last Mic Stays Open Esta configuração assegura que ao menos um microfone esteja sempre ativado. Este recurso é útil para conferências de vídeo ou áudio com equipamento de cancelamento de eco.

    Auto Off

    Esta configuração desliga automaticamente o microfone quando o participante para de falar.

    • Apagado (padrão)
    • Ligado
    Automatic Off Time O tempo para um microfone desligar depois que o participante para de falar.
    Padrão 20 segundos
    Mínimo 5 segundos
    Máximo 60 segundos

    Gerenciamento de Interlocutores através do Navegador de Internet

    Para aumentar o controle sobre a reunião, o operador utiliza a interface do navegador para ativar os microfones. A página do operador é dedicada ao controle da lista de interlocutores e da fila de solicitações. O operador pode ligar/desligar microfones manualmente ou simplesmente monitorar a lista em modo automático. Usando a interface, o operador pode facilmente:

    • Clicar no nome de um participante para ligar o microfone ou adicioná-los à fila de solicitações.
    • Exibir quem está falando e quem está aguardando a vez de falar

    Há duas listas principais na página Microphone Control:

    Speaker List (Vermelho) A Speaker List exibe o nome e o número do assento de cada microfone ativo. A lista é exibida em ordem cronológica, com o microfone mais recentemente ativado no topo da lista. Uma caixa vermelha acende ao lado do número do assento para uma rápida identificação visual.
    Request Queue (Verde) Delegados desta lista são os próximos a falar. Útil principalmente ao operar no modo FIFO (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai); a fila relaciona cronologicamente todos os participantes que pressionaram o botão para falar. Assim que uma abertura estiver disponível na lista para falar, o microfone do participante que está no topo da fila é automaticamente ligado.

    Como Abrir a Página do Operador

    Para ter acesso à página do operador, insira o endereço IP da CCU seguido de /chairman (exemplo: http://172.17.11.137/chairman).

    Controle dos Microfones dos Participantes

    Os botões a seguir estão disponíveis para que o operador controle os microfones durante uma reunião:

    Speak Liga instantaneamente o microfone de um participante. Selecione este botão para exibir todas as unidades de discussão no sistema, inclusive as que estão na fila de solicitações. Selecione um participante para adicioná-lo à lista de interlocutores.
    Request Adicione um participante à lista de solicitações para colocá-lo na fila para falar. Selecione qualquer participante do sistema, exceto o operador.
    Next On Ativa o microfone do participante que está no topo da fila de solicitações. Se a contagem máxima de interlocutores foi atingida, o novo interlocutor substitui o último da lista.
    All Del. Desligado Desliga todas as unidades de participante, deixando somente o operador na lista de interlocutores. O mesmo botão aparece na unidade de discussão do operador.
    All Req. Desligado Remove todos os participantes da fila de solicitações.

    Interpretação de Idiomas

    Existem dois canais de áudio adicionais usados para a interpretação de idiomas. Nas reuniões bilíngues, os participantes falam em seus idiomas nativos no microfone e ouvem a interpretação nos fones de ouvido.

    Exemplo de Configuração para Reuniões Bilíngues

    Os intérpretes usam um DC 5980 P portátil para transmitir simultaneamente a interpretação do idioma da discussão. Os participante ouvem no canal de idioma desejado em qualquer unidade de microfone com uma saída de fone de ouvido.

    Configuração de Canais de Interpretação

    1. Comece programando a DC 5980 P portátil como sendo uma estação de intérprete.
      1. Ative a unidade conectando-a corretamente à cadeia DCS-LAN.
      2. Pressione e mantenha pressionados os botões de volume "-" e "+". A luz Speak pisca indicando que a unidade está pronta para a programação.
      3. Continuando a pressionar os botões de volume, pressione o botão do canal. O modo de intérprete está ativado quando os dois LEDs de canal estão acesos.
    2. Selecione um dos dois canais de áudio para a transmissão do áudio a partir da unidade de interpretação. O LED do canal acenderá para indicar o canal selecionado.
    3. Observação: múltiplas unidades de microfone podem ser configuradas para o mesmo canal de interpretação para dar suporte a vários intérpretes ao mesmo tempo.

    4. Programe a outra DC 5980 P para o segundo idioma e selecione outro canal para transmissão.
    5. Para cada participante na reunião, selecione o canal de fone de ouvido que corresponda ao idioma do intérprete. Ouça os canais de interpretação em qualquer unidade de microfone com uma saída de fone de ouvido.

    Observação: as unidades de montagem embutida DC 5900 F não podem ser programadas como unidades de intérprete.

    Solução de Problemas

    Atenção: sempre utilize cabos de rede blindados Cat5e (ou superiores) para obter desempenho confiável do sistema. Certifique-se de que os cabos estejam sendo usados e instalados corretamente antes de consultar a tabela de solução de problemas.

    Os anéis luminosos nos microfones piscam constantemente quando o sistema está ligado.
    • Certifique-se de que os cabos sejam Cat5e blindados (ou superiores)
    • Verifique se todos os conectores em todos os cabos estão firmemente inseridos nos soquetes das unidades
    • Verifique se os cabos de alimentação nas unidades de microfone estão inseridos corretamente no soquete “DCS-LAN” da DIS-CCU.
    O botão “Del. Off” na Unidade de Presidente não desativa as Unidades de Delegado
    • Verifique se a unidade está configurada como uma Unidade de Presidente
    • Verifique se as outras unidades estão configuradas como Unidades de Operador ou Intérprete. (Consulte a seção Programação do Tipo de Usuário.)
    O áudio da Unidade de Intérprete não pode ser ouvido no fone de ouvido de Unidades de Delegado ou Presidente
    • Verifique se a unidade está configurada como uma Unidade de Intérprete. (Consulte a seção Programação do Tipo de Usuário.)
    • Verifique o controle de volume do fone de ouvido nas unidades
    • Verifique a seleção de canal nas unidades de microfone
    • Verifique se o plugue do fone de ouvido está firmemente inserido no conector de fone de ouvido
    • Verifique se o anel luminoso no microfone da Unidade de Intérprete está aceso e se o microfone tipo Gooseneck está firmemente inserido no soquete
    Sem áudio vindo dos alto-falantes integrados
    • Verifique a configuração “Loudspeaker Volume” utilizando o menu interativo na CCU ou o controle do navegador.
    • Verifique se o alto-falante está ajustado para o volume necessário. (DIS-CCU browser  > Audio > Loudspeaker Control.)
    • Verifique se a mixagem ambiente está atribuída ao alto-falante (DIS-CCU browser  > Audio > Input Control > Loudspeaker
    • Verifique se os assentos estão selecionados no “Grupo A” (DIS-CCU browser  > Audio > Group Setup). A opção “Group A” sempre é utilizada como a fonte da mixagem ambiente. Se a unidade não estiver selecionada em “Group A”, o áudio dessa unidade não será ouvido nos alto-falantes integrados.
    Não é possível ligar um microfone
    • Verifique os cabos. Todo o cabeamento para o equipamento DIS deve ser Cat5e ou superior com blindagem RJ45.
    • Verifique as configurações Max. Delegate Speaker e Max. Total Speakers para garantir que exista espaço para que outro microfone seja ligado.
    • Verifique Operation Mode para garantir que o modo permita que os participantes liguem seus próprios microfones.
    O aplicativo do navegador da DIS-CCU não abre em um PC
    • Utilizando o menu interativo na CCU, verifique o endereço IP: LAN setup  > Acquire IP address. Use esse endereço IP no navegador
    • Verifique se a CCU e o PC estão conectados à mesma rede
    • Verifique as conexões dos cabos LAN
    O aplicativo do navegador da DIS-CCU não abre em um tablet ou laptop
    • Utilizando o menu interativo na CCU, verifique o endereço IP: LAN setup  > Acquire IP address. Use esse endereço IP no navegador
    • Verifique se o tablet ou laptop está conectado ao ponto de acesso sem fio apropriado
    • Verifique se a DIS-CCU está conectada à mesma sub-rede do ponto de acesso sem fio

    Redefinição do Padrão de Fábrica

    A Partir do Hardware Isso reverterá a unidade para as configurações de fábrica, apagando todos os participantes, sistema e configurações IP. A unidade reiniciará no modo 5900.
    1. Vá para o painel frontal da CCU.
    2. Role o menu principal até Restore factory def. Pressione o botão central para entrar no menu.
    3. Pressione o botão central para selecionar OK e confirmar a reinicialização.
    4. Aguarde até o sistema reinicializar. Durante esse tempo, o computar ficará sem conexão com a interface de navegador.
    A partir da Interface de Navegador Isso excluirá todos os participantes e configurações de sistema.
    1. Abra a interface do navegador da CCU
    2. Vá para System > Factory Defaults
    3. Selecione o botão Redefinir para reiniciar o sistema.
    4. Aguarde até o sistema reinicializar. Durante esse tempo, o computar ficará sem conexão com a interface de navegador.

    Relatório de Diagnóstico

    Para ajudar na detecção e resolução de problemas, está disponível um relatório de todo o sistema desde o momento em que a CCU é ligada.

    1. Vá para Diagnostics > Report
    2. Selecione Generate para visualizar o relatório em uma nova janela.
    3. Salve o arquivo como documento HTML e envie para o grupo de suporte da Shure para diagnosticar o problema.

    Relatório de Sistema Gerado

    Atualização de Firmware

    Utilize o Utilitário de Atualização de Firmware (FUU) para atualizar o firmware do sistema.

    1. Certifique-se de que o sistema está ligado e operando normalmente.
    2. Faça download da última versão do firmware a partir do site da Shure. O FUU vem juntamente com o download do firmware
    3. Instale o aplicativo e salve a pasta do firmware no computador.
    4. Execute o aplicativo.
    5. Selecione a biblioteca de firmware adequada para o equipamento.
      1. Feche e ignore a caixa de diálogo que adverte sobre um arquivo ausente
      2. Navegue até a biblioteca do FUU (FUU_upgrade_library)
      3. Selecione o botão de abrir para usar essa pasta.
    6. Atribua o método de conexão para o computador e equipamento e selecione o botão OK para sair da janela de configuração:
    • Ethernet: Digite o endereço IP da CCU e use a porta IP 3142
  • Informações sobre a CCU e todas as unidades conectadas são exibidas na janela principal.
  • Selecione a versão de firmware desejada (geralmente, a mais alta/recente) na lista suspensa Selected Release Id.
  • Selecione o botão Upgrade System para dar início ao processo de atualização do firmware. Uma janela de status aparecerá e mostrará o progresso da atualização de firmware.
  • Protocolo de Controle Externo

    A DIS-CCU possui uma conexão Ethernet a fim de proporcionar uma interface para controlar e monitorar o sistema. Configurar uma conexão de soquete TCP/IP simples (bruta) à Unidade Central DIS-CCU disponibiliza opções de controle.

    Esta seção descreve o protocolo do soquete TCP/IP bruto para comunicações com o Sistema de Discussão DDS 5900. Esse protocolo fornece um pequeno conjunto de comandos que permitem que um aplicativo de controle de terceiros monitore e/ou controle o status de um Sistema de Discussão DDS 5900.

    Estes são alguns exemplos de funcionalidades disponíveis ao utilizar o protocolo:

    • Configuração de um microfone em fala ou solicitação
    • Recuperação de uma lista de assentos disponíveis no sistema.

    A interface suporta aplicativos desenvolvidos por clientes, portanto, o protocolo é deliberadamente mantido simples. O protocolo de Controle Externo oferece um meio de complementar as funcionalidades de controle disponibilizadas pela interface de navegador da DDS 5900 e pelo mostrador interativo da DIS-CCU. No entanto, alguns comandos e configurações disponíveis na interface de navegador e no mostrador interativo da DIS-CCU não estão disponíveis ao utilizar o "Protocolo de Controle Externo".

    Aplicativos cliente podem incluir, mas não se limitam a sistema de controle de sala AMX® ou Crestron®, aplicativos para PC ou baseados em micro controlador, por ex., para aplicativos de emulação de botões e de controle de câmera.

    Comportamento Geral do Protocolo

    Conexão do soquete TCP/IP

    É necessário estabelecer uma conexão de soquete TCP/IP com a DIS-CCU para que o Protocolo de Controle Externo se torne disponível. A configuração da conexão da DIS-CCU à Ethernet deve ser definida na interface de controle do painel dianteiro interativo/ navegador da CCU e é necessário atribuir um endereço IP para a DIS-CCU na rede.

    Escolha um endereço IP estático ou atribuído por meio de DHCP. É conveniente assegurar que a DIS-CCU tenha o mesmo endereço IP em cada inicialização.

    Conhecendo o endereço IP, a única informação adicional necessária para configurar uma conexão TCP/IP é o Número da Porta:

    Número da Porta = 3142

    Exemplo: teste a conexão à CCU via Putty®: Se o endereço IP atribuído à DIS-CCU for 192.168.1.100, o aplicativo externo deve conectar o soquete TCP/IP ao endereço 192.168.1.100:3142.

    Saber o endereço IP da DIS-CCU permite configurar uma conexão utilizando um programa de terminal simples como o Putty.

    1. Faça download em http://www.putty.org
    2. Start Putty.
    3. Insira o endereço IP e o Número da Porta.
    4. Selecione "Raw" para "Connection Type".
    5. Pressione "Open" para estabelecer a conexão à Unidade Central. Agora é possível controlar.
    6. Digite "help" para ver uma lista dos comandos disponíveis.

    Estrutura de Comandos (do Controle Externo para a DIS-CCU)

    Para controlar a CCU, o Controle Externo envia comandos incluídos em linhas de comando para a DIS-CCU. As linhas de comando têm uma estrutura muito simples:

    <comando><SP><dados><CR>
    <comando><SP><dados><LF>

    <SP> Espaço - 0x20 = 32
    <CR> Retorno de carro - 0x0D = 13
    <LF> Avanço de Linha - 0x0A = 10

    Linhas de comando terminam com um Retorno de Carro <CR> ou Avanço de Linha <LF> ou ambos. Para poder se comunicar com sistemas Windows, Linux ou outros sistemas, a CCU compreende os dois tipos de terminação de linha de comando.

    Observe também que há um espaço entre o comando e os dados. Se um comando não incluir nenhum dado, o espaço é possível, mas não necessário.

    A CCU não é sensível a maiúsculas e minúsculas.

    Exemplo:

    mic_on 212<CR>

    Ligar o microfone no assento 212. Comando = mic_on, dados = 212. O comando "mic_on" inclui um número de assento como sendo os dados.

    Estrutura de Comando (da DIS-CCU para o Controle Externo)

    As linhas de comando da DIS-CCU também são simples:

    <comando><SP><dados><CR><LF>

    <SP> Espaço - 0x20 = 32
    <CR> Retorno de carro - 0x0D = 13
    <LF> Avanço de Linha - 0x0A = 10

    Novamente, para satisfazer a maioria dos sistemas, a CCU termina as linhas de comando incluindo <CR> e <LF>.

    Numeração de Assentos

    As Unidades de Discussão são identificadas por meio de números de assentos. Um número de assento é atribuído a cada Unidade de Discussão. Isso é feito automaticamente para todas as unidades de discussão quando elas estão conectadas à DIS-CCU. A interface do navegador da DIS-CCU é utilizada para alterar a numeração dos assentos.

    Os números de assentos devem estar no intervalo de 1 a 65535.

    Resposta da DIS-CCU a Comandos

    Em geral, um comando de um aplicativo externo é respondido pela Unidade Central. Mas, a resposta a um comando só é produzida se a CCU realizou ações devido ao comando.

    Exemplo: quando um comando "mic_on" resulta em um microfone ser ligado, a CCU responde com um comando "mic_on". Por outro lado, se um comando "mic_on" não ligar um microfone, a CCU não produz nenhuma resposta.

    Podem existir diversos motivos para a CCU rejeitar ligar um microfone:

    • O microfone já está ligado
    • O microfone não está mais conectado ao sistema.
    • A lista de interlocutores já está cheia ("max_speakers") e a interrupção de delegados não está "ativa".

    Recuperação do Status do Sistema

    A CCU suporta o streaming de status. Quando um Controle Externo emite um comando "mic_status" ou "audio_status", a CCU responde enviando o status do sistema de microfone. Isso também se aplica a "audio status". Portanto, é possível que um Controle Externo se sincronize com o status da CCU.

    Controle de Microfones

    Comandos do Controle Externo para a DIS-CCU

    Ligar microfone

    mic_on <nº do assento><CR>

    Instrui a CCU a ligar o microfone no número de assento especificado.

    Se a CCU ligar o microfone, ela responde com o comando "mic_on". Se o microfone também apareceu na lista de solicitações, ele é retirado da lista e a CCU emite o comando "mic_request_off".

    Desligar microfone

    mic_off <nº do assento><CR>

    Instrui a CCU a desligar o microfone no número de assento especificado.

    Se a CCU desligar o microfone, ela emite um comando "mic_off".

    Desligar todos os microfones de delegados

    mic_all_delegates_off<CR>

    Instrui a CCU a desligar todos os microfones de delegados.

    Um Operador não é desligado.

    A CCU responde ao comando emitindo o comando "mic_off" para cada microfone que é desligado.

    Colocar um microfone na lista de solicitações

    mic_request_on <nº do assento><CR>

    Inserir um microfone na lista de solicitações.

    A CCU insere a unidade na lista de solicitações e emite o comando "mic_request_on".

    Remover um microfone da lista de solicitações

    mic_request_off <nº do assento><CR>

    Remover um microfone da lista de solicitações.

    A CCU remove a unidade da lista de solicitações e emite o comando "mic_request_off".

    Limpar a lista de solicitações

    mic_all_requests_off<CR>

    Limpar a lista de solicitações.

    A CCU responde emitindo o comando "mic_request_off" para cada microfone removido da lista de solicitações.

    Ligar o próximo microfone

    mic_next_on<CR>

    Desliga o primeiro microfone na lista de interlocutores e liga o primeiro microfone na lista de solicitações.

    Se um microfone for desligado, a CCU emite o comando "mic_off".

    Se um microfone for ligado, a CCU emite os comandos "mic_on" e "mic_request_off".

    Definir o número máximo de interlocutores totais

    max_total_speakers <total máx. de interlocutores><CR>

    Número máximo de interlocutores que têm permissão para falar.

    <total máx. de interlocutores> pode ser definido entre "1" e "8".

    A CCU emite o comando "max_total_speakers".

    Definir o número máximo de interlocutores delegados

    max_speakers <nº máx. de interlocutores><CR>

    Número máximo de delegados com permissão para falar.

    <nº máx. de interlocutores> pode ser definido entre "1" e "8".

    A CCU emite o comando "max_speakers".

    Definir o número máximo de solicitações

    max_requests <nº máx. de solicitações><CR>

    Número máximo de delegados permitidos na lista de solicitações.

    <nº máx. de solicitações> pode ser definido entre "0" e "250".

    A CCU emite o comando "max_requests".

    Definir o Modo de Operação

    mic_mode <modo><CR>

    Definir o modo de operação do sistema.

    <modo> pode ser definido como "auto" (Automático), "fifo" (Primeiro a entrar, primeiro a sair), "manual" (Manual) ou "vox" (Ativado por Voz).

    A CCU emite o comando "mic_mode".

    Definir o Modo de Interrupção

    mic_interrupt <modo><CR>

    Define a capacidade de interromper. Define se os microfones devem interromper ou não.

    <modo> pode ser "on" (microfones interrompem) ou "off" (microfones não interrompem)

    A CCU emite o comando "mic_interrupt".

    Recuperar Status do Microfone

    mic_status<CR>

    Solicita que a CCU informe o status do sistema (microfones em fala e microfones na lista de solicitações).

    A CCU emite o status do sistema de microfone. O status é uma lista de comandos da Unidade Central:

    seat_number (para todos os microfones no sistema)

    mic_mode

    mic_interrupt

    max_total_speakers

    max_speakers

    max_requests

    mic_on (para todos os microfones ligados)

    mic_request_on (para todos os microfones na lista de solicitações)

    mic_status_done

    Ajuda

    help<CR>

    help <comando><CR>

    Há ajuda disponível para todos os comandos suportados pela Unidade Central. Se for incluído um comando após o comando "help", a Unidade Central emite os detalhes sobre esse comando.

    O comando "help" resulta em uma breve descrição do comando sendo emitido pela Unidade Central. Esse comando deve ser utilizado em um console simples.

    Comandos da DIS-CCU para o Controle Externo

    Ligar Microfone

    mic_on <nº do assento><CR>

    O microfone é ligado.

    Desligar Microfone

    mic_off <nº do assento><CR>

    O microfone é desligado.

    Microfone na Lista de Solicitações

    mic_request_on <nº do assento> <solicitar posição><CR>

    Um microfone é inserido na lista de solicitações.

    <solicitar posição> fornece informações sobre a posição na lista de solicitações.

    Microfone fora da Lista de Solicitações

    mic_request_off <nº do assento><CR>

    Um microfone é removido da lista de solicitações.

    Total Máx. de Interlocutores

    max_total_speakers <total máx. de interlocutores><CR>

    Número máximo de interlocutores que têm permissão para falar.

    <total máx. de interlocutores> "1" a "8"

    Máx. de Interlocutores Delegados

    max_speakers <nº máx. de interlocutores><CR>

    Número máximo de delegados com permissão para falar.

    <nº máx. de interlocutores> "1" a "8"

    Máx. de Solicitações

    max_requests <nº máx. de solicitações><CR>

    Número máximo de delegados permitidos na lista de solicitações.

    <nº máx. de solicitações> "0" a "250".

    Modo de Operação

    mic_mode <modo><CR>

    Fornece o modo de operação do sistema.

    <modo> "auto" (Automático), "fifo" (Primeiro a entrar, primeiro a sair), "manual" (Manual) ou "vox" (Ativado por Voz).

    Modo de Interrupção

    mic_interrupt <modo><CR>

    Capacidade de os microfones interromperem.

    <modo> "on" (microfones interrompem) ou "off" (microfones não interrompem)

    Estado do Assento

    seat_state <nº do assento> <estado do assento> <nome do assento><CR>

    Fornece informações sobre um assento.

    Essas informações são enviadas da CCU para um Controle Externo, quando o Controle Externo solicita o status do microfone ( mic_status ).

    <nº do assento> o número de identificação do assento de uma Unidade de Discussão. Um número de 1 a 65535.

    <estado do assento> o estado atual do assento. Pode ser "active" ou "passive".

    <nome do assento> nome atribuído a uma Unidade de Discussão por meio da interface do navegador.

    Exemplo:

    seat_state 12 active Sharon Hall
    mic_mode auto
    mic_interrupt off
    max_total_speakers 4
    max_speakers 3
    max_requests 250
    mic_status_done

    Esse comando informa sobre o assento número 12, que está ativo e possui o nome Sharon Hall anexado.

    Status Completo do Microfone

    mic_status_done<CR>

    Notifica que o status completo do sistema foi enviado.

    Estado do Assento

    seat_state <nº do assento> <estado do assento><CR>

    Fornece informações sobre o estado do assento.

    Essas informações são enviadas da CCU para um Controle Externo, quando o estado de um assento muda – o assento se torna passivo ou ativo.

    <nº do assento> O número de identificação do assento de uma unidade de discussão. Um número inteiro que varia de 1 a 65535.

    < estado do assento > O estado atual do assento. Pode ser "active" ou "passive".

    Erro de Comando

    command_error <texto do erro><CR>

    A CCU recebeu um comando desconhecido.

    <texto do erro> é um texto que explica o erro.

    Exemplos:

    command_error unknown command<CR>

    command_error syntax error<CR>

    Controle de Áudio

    Comandos do Controle Externo para a DIS-CCU

    Definir Volume do Alto-falante

    loudspeaker_volume <volume><CR>

    Define o volume dos alto-falantes de todas as Unidades de Discussão.

    <volume> o volume dos alto-falantes varia de -41 a 0. O valor -41 indica que o alto-falante está Desligado. Valores de -40 a 0 indicam a atenuação em dB.

    A CCU responde a esse comando emitindo o comando loudspeaker_volume.

    Definir Ganho de Entrada de Linha 1

    line_input_gain_1 <ganho><CR>

    Ajusta o nível do sinal da entrada de linha 1.

    <ganho> Ajustar o ganho de entrada da linha para 0 ou 10 dB.

    A CCU responde a esse comando emitindo o comando line_input_gain_1.

    Definir Volume da Saída de Linha (A-D)

    line_output_volume <saída> <volume><CR>

    Ajusta o nível do sinal da saída de linha.

    <saída> indica qual saída está sendo controlada. Os valores possíveis são: 'A', 'B', 'C' ou 'D'.

    <volume> o volume da saída de linha varia de -41 a 0. O valor -41 indica que o volume está Desligado. Valores de -40 a 0 indicam a atenuação em dB.

    A CCU responde a esse comando emitindo o comando line_output_volume.

    Definir Caminho de Áudio

    audio_path <caminho> <ligar/desligar><CR>

    Este comando define as conexões de áudio no sistema.

    <caminho> indica qual conexão está sendo controlada. Os valores possíveis são: 'mic_to_speaker', 'mic_to_floor', 'linein_1_to_speaker', 'linein_1_to_lineout_A' ou 'linein_1_to_floor'.

    <ligar/desligar> indica se o áudio está sendo roteado de microphones/lineinput_1 para speakers/lineoutput/floor.

    A CCU responde a esse comando emitindo o comando audio_path.

    Solicitar Status de Áudio

    audio_status<CR>

    Fornece o status de áudio do sistema.

    A CCU responde a este comando emitindo uma lista de comandos para as configurações de Áudio:

    loudspeaker_volume

    line_output_volume (para todas as saídas A-D)

    audio_path (para todos os caminhos)

    line_input_level

    audio_status_done

    Comandos da DIS-CCU para o Controle Externo

    Volume do Alto-falante

    loudspeaker_volume <volume><CR>

    Indica o volume dos alto-falantes de todas as Unidades de Discussão.

    <volume> o volume dos alto-falantes varia de -41 a 0. O valor -41 indica que o volume está Desligado. Valores de -40 a 0 indicam a atenuação em dB.

    Ganho de Entrada de Linha 1

    line_input_gain_1 <ganho><CR>

    Indica o ganho do sinal da entrada de linha 1.

    <ganho> Ajustar o ganho de entrada da linha para 0 ou 10 dB

    Nível de Saída de Linha (A-D)

    line_output_level <saída> <nível><CR>

    Ajusta o nível do sinal da saída de linha.

    <saída> indica qual saída está sendo controlada. Os valores possíveis são: 'A', 'B', 'C' ou 'D'.

    <nível> o nível da saída de linha varia de -41 a 0 O valor -41 indica que a saída é zero. Valores de -40 a 0 indicam a atenuação em dB.

    Definir Caminho de Áudio

    audio_path <caminho> <ligar/desligar><CR>

    Este comando define as conexões de áudio no sistema.

    <caminho> indica qual conexão está sendo controlada. Os valores possíveis são: 'mic_to_speaker', 'mic_to_floor', 'linein_1_to_speaker', 'linein_1_to_lineout_A' ou 'linein_1_to_floor'.

    <ligar/desligar> indica se o áudio está sendo roteado de microphones/lineinput_1 para speakers/lineoutput_A/floor.

    Status Completo de Áudio

    audio_status_done<CR>

    Este comando encerra o streaming do status de áudio.

    Especificações Técnicas

    Sistema DDS 5900

    O sistema de microfone está em conformidade com a norma internacional IEC 60914 para sistemas de discussão. No entanto, as funcionalidades de uma Unidade de Intérprete diferem da norma.

    As especificações de desempenho de áudio são medidas da entrada de áudio de uma Unidade de Discussão até a saída de fone de ouvido de uma Unidade de Discussão.

    Desempenho de Áudio do Sistema

    Qualidade de áudio Áudio de 24 bits na frequência de amostragem de 32 kHz
    Resposta de frequência de áudio 65 Hz - 16 kHz (-3 dB)
    Distorção harmônica total em 1 kHz < 0,1%
    Faixa dinâmica > 80 dB
    Razão sinal/ruído ponderada > 85 dB (A)

    Limites de Cabeamento e do Sistema

    Tipo de cabo (especificação mín.) Cat5e, AWG 24, com tela, blindado
    Comprimento máximo do cabo
    • Somente Unidade Central: 120 m
    • com unidades repetidoras: 480 m

    Condições Ambientais do Sistema

    Condição de trabalho Fixo, estacionário ou transportável

    Faixa de Temperatura

    Para garantir o desempenho especificado 5 °C a 40 °C
    Temperatura de armazenamento -20 °C a 60 °C
    Umidade relativa máxima < 80%

    Aprovações

    Emissão de EMC Compatível com os limites de dispositivos digitais Classe B, de acordo com a norma harmonizada EN 55103-1 e a Parte 15 das regras da FCC
    Imunidade de EMC De acordo com a norma harmonizada EN 55103-2
    Aprovações de EMC Marca CE afixada
    ESD De acordo com a norma harmonizada EN 55103-2
    Harmônicas da rede elétrica De acordo com a norma harmonizada EN 55103-1
    Requisitos ambientais Não contém substâncias banidas especificadas em UAT-0480/100 (ex.: sem cádmio ou amianto)

    DIS-CCU

    A seguinte tabela fornece o número máximo de unidade e de contagem de canais por sistema DDS 5900.

    Número máximo de unidades de discussão 250
    Número de unidades de discussão alimentadas pela DIS-CCU até 50
    Número máximo de microfones de "ambiente" abertos 8
    Número máximo de idiomas (canais de interpretação) 2
    Número máximo de unidades de interpretação 32

    Rede

    Saídas DCS-LAN Quatro (4) soquetes RJ45 fêmea
    TCP/IP Um (1) soquete RJ45 fêmea

    Áudio

    Entradas de áudio

    Entradas Analógicas Dois (2) soquetes fêmea XLR de 3 pinos (balanceados eletronicamente)
    Entrada de emergência - EEM Configurável na Entrada 2, com fechamento de contato
    Nível de entrada nominal comutável:
    • 0 dBm (0,775 V RMS)
    • -10 dBm (0,245 V RMS)
    Nível de entrada máx. +15 dBm (4,5 V RMS)
    Impedância de Entrada 50-100 kΩ

    Saídas de áudio

    Saída de áudio analógico Oito (8) soquetes macho XLR de 3 pinos (balanceados eletronicamente)
    Carga máxima > 1 k ohm
    Nível de saída nominal 0 dBm na entrada nominal
    Nível de saída máx. 4,9 V RMS ~ +16 dBm

    Informações Elétricas

    Consumo de energia 22 W / 48 V (150 W máx.)
    Tensão de alimentação para unidades de discussão 122 W / 48 V
    Qualidade do som Áudio de 24 bits, 32 kHz na frequência de amostragem
    Resposta de frequência 65 Hz-16 kHz
    THD < 0,1 %
    Relação sinal-ruído > 85 dBA

    Informações Mecânicas

    Montagem
    • sobre uma mesa
    • bastidor padrão de 19 pol.
    Dimensões (A x L x P) 44,4 x 426 x 186 mm (1,75 x 16,8 x 7,2 pol.)
    Cor Preto
    Peso 2,8 kg (6,17 lb)
    Faixa de temperatura

    Armazenamento: -20 a 60 ° C, 10-80% de umidade

    Operação: 5 a 40 °C, 35-80% de umidade

    Certificações

    O sistema DCS 6000 está em conformidade com a norma IEC 60914.

    Informações Elétricas

    Resposta de frequência (fone de ouvido) 65 Hz-16 kHz
    Faixa de frequência (alto-falante) 150 Hz-15 kHz
    Consumo de energia 1,5 W
    Potência máxima (alto-falante) 2,1 W RMS
    THD < 0,1 %
    Relação sinal-ruído > 85 dBA
    Conexão do fone de ouvido Conector de 3,5 mm, soquete estéreo fêmea

    Interconexões

    DCS-LAN Dois soquetes RJ45 fêmea com autoterminação

    Informações Mecânicas

    Montagem Sobre mesa
    Dimensões(A x L x P) 71 x 128 x 146 mm (2,8 x 5 x 5,75 pol.)
    Peso 500 g (1,1 lb
    Cor Preto
    Faixa de temperatura 5 to 40 °C

    Informações Elétricas

    Resposta de frequência (fone de ouvido) 65 Hz a 16 kHz
    Resposta de frequência (alto-falante) 150 Hz a 15 kHz
    Consumo de energia 1,5 W
    Potência máxima (alto-falante) 2,1 W RMS
    THD < 0,1 %
    Relação sinal-ruído > 85 dBA
    Conexão do fone de ouvido Conector de 3,5 mm, tomada estéreo fêmea

    Interconexões

    DCS-LAN Dois soquetes RJ45 fêmea (função loop-through) com autoterminação
    Fone de ouvido Conector estéreo de 3,5 mm
    Alto-Falante Soquete Spox tm Molex de 2 pinos com passo de 2,5 mm

    Informações Mecânicas

    Montagem Montagem embutida
    Dimensões (A x L x P)

    Base do DC 5900 F: 50 x 50 x 106 mm

    LS 5900 F: 44 x 108 x 78 mm

    FP 5921 F: 12 x 73 x 63 mm

    FP 5981 F: 12 x 152 x 63 mm

    AC 5901: 47 x 19 x 19 mm

    Cor Preto
    Peso

    DC 5900 F Base: 188 g

    LS 5900 F: 260 g

    FP 5921 F: 38 g

    FP 5981 F: 79 g

    AC 5901: 43 g

    Faixa de temperatura 5 a 40 °C

    Microfones Gooseneck

    Detalhes de cabeamento

    Alimentação Principal

    Azul Neutro
    Marrom Energizado
    Verde/Amarelo Terra

    Cadeia DCS-LAN

    O sistema DIS-CCU utiliza cabos Cat5e, Cat6 ou Cat7 F/UTP, ou U/FTP, com conectores RJ45 blindados.

    Deve ser utilizada fiação EIA 568-B.

    Importante: Os nomes dos tipos de cabo Cat5/6/7 mudaram.

    Nome Antigo Novo Nome
    FTP F/UTP
    STP U/FTP
    UTP U/UTP

    Importante: Use apenas cabos F/UTP ou U/FTP (com tela) e conectores RJ45 com tela, não cabos U/UTP que não possuem tela.

    Conexão correta de um cabo Cat5e (EIA 568-B) a um conector RJ45:

    Pino Função Conector 1 Conector 2
    1 Entrada + LAR/BRA LAR/BRA
    2 Entrada - LAR LAR
    3 +48 V VER/BRA VER/BRA
    4 0 V AZU AZU
    5 0 V AZU/BRA AZU/BRA
    6 +48 V VER VER
    7 Saída - MAR/BRA MAR/BRA
    8 Saída + MAR MAR

    Se forem utilizados outros códigos de cores, os quatro pares são conectados da seguinte forma:

    Par 2: Pinos 1 e 2

    Par 3: Pinos 3 e 6

    Par 1: Pinos 4 e 5

    Par 4: Pinos 7 e 8

    A fase dos pares deve estar correta e as especificações de fiação EIA 568-B (Cat5e).

    Cabos Cat6 e Cat7 normalmente devem ser terminados apenas em soquetes (fêmea) e não em plugues de cabos.

    Cabos Cat6 e Cat7 somente podem ser utilizados para cabos de alimentação que terminam em tomadas de parede ou painéis de ligação.

    Saída de Áudio Analógico

    XLR3 macho

    Pino Sinal Tipo de cabo
    1 Terra 2 x 0,25 mm2 blindado.
    2 Sinal +
    3 Sinal –

    Entrada de Áudio Analógico

    XLR3 fêmea

    Pino Sinal Tipo de cabo
    1 Terra 2 x 0,25 mm2 blindado.
    2 Sinal +
    3 Sinal –

    Chave de emergência

    Bloco de terminais

    Conecte a chave de emergência aos pinos 1 e 2.

    Fones Auriculares

    Plugue Estéreo de 3,5 mm

    Pino Conector Função
    1 Ponta Sinal esquerda
    2 Anel Sinal direita
    3 Adaptador Terra elétrico/tela

    Como Encomendar

    DIS-CCU

    Unidade de controle central para as linhas DIS de discussão e sistemas de conferência. Opera com o sistema DDS 5900 conforme fornecido e pode ser atualizada para o sistema DCS 6000 com um recurso de licença. Inclui uma interface de Internet para configuração de sistema, controle de microfone e exibição da lista de interlocutores durante a reunião.

    Acessórios incluídos:

    • Bloco de terminais para conector EEM
    • Suportes de bastidor de 19 pol.
    • Pen Drive USB com manuais do usuário
    • Ferramenta para proteção do microfone gooseneck GM nas unidades portáteis DDS 5900 e DCS 6000

    Variações da DIS-CCU

    Unidade de controle central, sem fonte de alimentação DIS-CCU
    Unidade de controle central, com fonte de alimentação para a Europa DIS-CCU-E
    Unidade de controle central, com fonte de alimentação para o Reino Unido DIS-CCU-UK
    Unidade de controle central, com fonte de alimentação para os EUA DIS-CCU-US
    Unidade de controle central, com fonte de alimentação para a Argentina DIS-CCU-AR
    Unidade de controle central, com fonte de alimentação para o Brasil DIS-CCU-BR

    Fonte de Alimentação PS-CCU

    Fonte de alimentação para os kits de energia e insersores DIS-CCU e DCS-LAN.

    Variações do Modelo PS-CCU

    Modelo Região
    PS-CCU-US EUA
    PS-CCU-AR Argentina
    PS-CCU-AZ Austrália
    PS-CCU-BR Brasil
    PS-CCU-CHN China
    PS-CCU-E Europa
    PS-CCU-IN Índia
    PS-CCU-J Japão
    PS-CCU-K Coreia
    PS-CCU-TW Taiwan
    PS-CCU-UK Reino Unido
    Unidade de discussão portátil para o DDS 5900. Inclui seletores de alto-falante e de canal. Configurável como operador, delegado ou intérprete. DC 5980 P
    Sobreposição de botões do DC 5980 P: Delegado, com liga/desliga do microfone; pacote de 10 unidades DC 5980 P ACC-DM
    Pacote de sobreposição de botões do DC 5980 P: sobreposições do operador (2 unidades) e estação do intérprete (3 unidades) DC5980P-ACC-CM-IS
    Braçadeiras para Cabo AC 5900; pacote de 20 unidades AC 5900 CC 20PK
    Conjunto de Peças Sobressalentes do DDS 5900 P SPS DDS 5900 P
    Unidade base para Unidade de discussão DC 5900 F. DC 5900 F
    Alto-falante para uso com DC 5900 F LS 5900 F
    Adaptador XLR/Microflex (embalagem com 5) AC 5901 5PK
    Conjunto de Peças Sobressalentes do DDS 5900 F SPS DDS 5900 F
    Placa frontal DC 5900 F sem seletores de canal. Configurável como operador ou delegado FP 5921 F
    Sobreposição DC 5900 F: Delegado com botão mudo (embalagem com 5) FP 5921 OL1 5PK
    Sobreposição DC 5900 F: Delegado (embalagem com 5) FP 5921 OL2 5PK
    Sobreposição DC 5900 F: Operador com botão "todos os delegados desligados" (embalagem com 2; Incluído com CU 5905) FP 5921 OL3 2PK
    Sobreposição DC 5900 F: sem botões (embalagem com 5; Operador e Delegado) FP 5921 OL4 5PK
    Placa frontal DC 5900 F com seletores de canal. Configurável como operador ou delegado FP 5981 F
    Sobreposição DC 5900 F: Delegado com botões mudo e de seletor de canal (embalagem com 5) FP 5981 OL5 5PK
    Sobreposição DC 5900 F: Delegado com botões de seletor de canal (embalagem com 5) FP 5981 OL6 5PK
    Sobreposição DC 5900 F: Operador com botão "todos os delegados desligados" e botões de seletor de canal (embalagem com 2; Incluído com CU 5905) FP 5981 OL7 2PK

    Microfones

    Microfone gooseneck, 40 cm. Preto com LED. GM 5923
    Microfone gooseneck, 50 cm. Preto com LED. GM 5924

    Cabos Shure Pré-Testados

    A Shure oferece cabos testados individualmente para equipamentos de conferência e discussão da Shure. O EC 6001 apresenta cabos Cat5e blindados de alta qualidade, disponíveis em diferentes comprimentos de 0,5 m até 100 m. Feitos com conectores blindados macho para macho.

    Cabos de Ligação Macho para Macho

    cabo Cat5e F/UTP preto blindado de 0,5 m (RJ45 blindado) EC 6001-0.5
    cabo Cat5e F/UTP preto blindado de 1 m (RJ45 blindado) EC 6001-01
    cabo Cat5e F/UTP preto blindado de 2 m (RJ45 blindado) EC 6001-02
    cabo Cat5e F/UTP preto blindado de 3 m (RJ45 blindado) EC 6001-03
    cabo Cat5e F/UTP preto blindado de 5 m (RJ45 blindado) EC 6001-05
    cabo Cat5e F/UTP preto blindado de 10 m (RJ45 blindado) EC 6001-10
    cabo Cat5e F/UTP preto blindado de 20 m (RJ45 blindado) EC 6001-20
    cabo Cat5e F/UTP preto blindado de 30 m (RJ45 blindado) EC 6001-30
    cabo Cat5e F/UTP preto blindado de 50 m (RJ45 blindado) EC 6001-50
    cabo Cat5e F/UTP preto blindado de 100 m (RJ45 blindado) EC 6001-100

    Configuração Avançada

    Caixa de distribuição com 4 saídas. Sistemas DCS 6000 e DDS 5900 JB 6104
    Unidade de extensão DCS-LAN para ter 160 unidades de conferência adicionais EX 6010
    Repetidor de dados embutido; 1 x 4 saídas para rede DCS-LAN RP 6004
    Fonte de alimentação embutida para até 40 unidades de discussão adicionais. Consulte a tabela para variações regionais. PI-6001
    Kit de Fonte de Alimentação Em Linha
    Modelo Região
    PI-6001 Sem fonte de alimentação
    PI-6000-US EUA
    PI-6000-AR Argentina
    PI-6000-BR Brasil
    PI-6000-E Europa
    PI-6000-UK Reino Unido

    Armazenamento

    Caixa de armazenamento: 10 unidades do DC 5980 P e GM 59XX SB 5980

    Peças Sobressalentes

    Conjunto de Peças Sobressalentes do DDS 5900 F SPS DDS 5900 F
    Conjunto de Peças Sobressalentes do DDS 5900 P SPS DDS 5900 P
    Conjunto de Peças Sobressalentes do DDS 5900 P SPS DDS 5900 P
    Braçadeiras para Cabo AC 5900; pacote de 20 unidades AC 5900 CC 20PK

    Certificações

    Atende a todos os requisitos essenciais das Diretivas Europeias relevantes e pode exibir a marca CE.

    A Declaração de Conformidade da CE pode ser obtida em: www.shure.com/europe/compliance

    Representante Autorizado Europeu:

    Shure Europe GmbH

    Headquarters Europe, Middle East & Africa

    Department: EMEA Approval

    Jakob-Dieffenbacher-Str. 12

    75031 Eppingen, Alemanha

    Telefone: +49-7262-92 49 0

    Fax: +49-7262-92 49 11 4

    E-mail: info@shure.de

    Importante

    Salvaguardas Importantes

    1. Leia estas instruções - Todas as instruções de segurança e operacionais devem ser lidas antes da operação do aparelho ou sistema.
    2. Guarde estas instruções - As importantes instruções de segurança e operacionais deverão ser mantidas para referência futura.
    3. Siga todos os alertas - Todos os alertas no aparelho e nas instruções operacionais devem ser seguidos.
    4. Siga todas as instruções - Todas as instruções para a instalação ou uso/operação devem ser seguidas.
    5. Não use este aparelho perto de água - Não use este aparelho em um ambiente úmido ou que contenha água, por exemplo, próximo a uma banheira, bacia, pia ou tanque, em um porão úmido, perto de uma piscina, em uma instalação ao ar livre ou em qualquer área que seja classificada como úmida.
    6. Aviso: Para reduzir o risco de incêndio ou choque, não exponha o aparelho à chuva ou à umidade; além disso, objetos que contenham líquidos, como vasos, não devem ser posicionados sobre este aparelho.
    7. Limpe somente com pano seco - Desconecte o aparelho da saída antes de limpar. Não use líquidos ou aerossóis de limpeza.
    8. Não bloqueie nenhuma das aberturas de ventilação. Realize a instalação de acordo com as instruções do fabricante - As aberturas no compartimento, se houver, são fornecidas para ventilação e para garantir uma operação confiável do aparelho, bem como para protegê-lo contra superaquecimento. Essas aberturas não devem ser bloqueadas ou abertas. Esse aparelho não deve ser posicionado em uma instalação integrada, a menos que seja fornecida a ventilação apropriada ou que o posicionamento esteja de acordo com as instruções do fabricante.
    9. Não instale próximo a fontes de calor, como radiadores, bocais de aquecimento, fornos, dutos de ar ou outros aparelhos que produzam calor (inclusive amplificadores).
    10. Não instale a unidade em um local exposto diretamente à luz do sol, à poeira ou umidade em excesso, à vibração mecânica ou a choques.
    11. Para evitar condensações devido à umidade, não instale a unidade em locais onde a temperatura pode aumentar rapidamente.
    12. Não inutilize as características de segurança do conector polarizado ou com pino de aterramento. Um conector polarizado possui duas lâminas com uma mais larga do que a outra. Um conector com pino de aterramento possui duas lâminas e um terceiro pino de aterramento. É fornecida uma lâmina mais larga ou o terceiro pino para a sua segurança. Se por acaso o conector não se encaixar na tomada, chame um eletricista para substituir a tomada obsoleta.
    13. Proteja o cabo de alimentação, evitando que seja pisado ou que enrosque, especialmente no conector, nas tomadas elétricas de emprego geral e no ponto onde elas saem do aparelho.
    14. Use somente acessórios/apetrechos especificados pelo fabricante. Toda montagem do aparelho deve seguir as instruções do fabricante e deve utilizar um acessório de montagem recomendado pelo fabricante.
    15. Use somente com carrinhos, pedestais, tripés, suportes ou mesas especificados pelo fabricante ou vendidos com o aparelho.
    16. Quando o carrinho for usado, tenha cuidado ao movimentar a combinação carrinho/aparelho para evitar danos com a queda do mesmo. Paradas bruscas, força excessiva e superfícies irregulares podem fazer com que a combinação carrinho/aparelho tombe.
    17. Desligue este aparelho da tomada elétrica durante tempestades com relâmpagos ou quando ele não for utilizado por longo período. – Não aplicável quando se deve manter funções especiais, como sistemas de evacuação.
    18. Deixe toda a manutenção a cargo de equipe de manutenção qualificada. É necessário realizar a manutenção em casos em que, por algum motivo, o aparelho tiver sido danificado de alguma forma, por exemplo, por dano no cabo de alimentação elétrica ou em seu conector, por derramamento de líquido ou queda de objetos no aparelho, se o aparelho tiver sido exposto à chuva ou à umidade, caso não esteja operando normalmente ou tenha sofrido queda.
    19. Peças de reposição - Quando há necessidade de peças de reposição, certifique-se de que o técnico de manutenção use peças de reposição especificadas pelo fabricante ou que tenham as mesmas características que a peça original.
    20. Substituições não autorizadas podem resultar em incêndios, choques ou outros perigos.

    21. Verificação de segurança - Após a conclusão de qualquer manutenção ou reparo neste aparelho, peça ao técnico de manutenção que realize verificações de segurança para determinar se o aparelho apresenta as condições operacionais apropriadas.
    22. Sobrecarga - Não sobrecarregue as saídas e os cabos de extensão, pois isso pode resultar em risco de incêndio ou choque.
    23. Fontes de alimentação - Este aparelho deve ser operado somente com o tipo de fonte de alimentação indicado na etiqueta de marcação. Se você não tiver certeza do tipo de fonte de alimentação que planeja usar, consulte seu revendedor de aparelhos ou a empresa de energia local. No caso de aparelhos a serem usados operando a partir de baterias ou outras fontes, consulte as instruções operacionais.
    24. Linhas de energia - Um sistema ao ar livre não deve estar próximo ou acima de linhas de energia ou outros circuitos elétricos ou de luz, nem em locais onde possa cair sobre esses circuitos ou linhas de energia. Ao instalar um sistema ao ar livre, tome muito cuidado para evitar que ele encoste em linhas de energia ou circuitos, pois esse contato pode ser fatal.
    25. Entrada de líquidos e objetos - Nunca insira objetos de nenhum tipo neste aparelho por meio das aberturas, pois eles podem encostar em pontos de voltagem perigosa ou causar curto circuitos em peças, o que pode resultar em incêndios os choques.
    26. Nunca derrame líquidos de nenhum tipo no aparelho. Caso algum líquido ou objeto sólido caia dentro do gabinete, desligue a unidade da tomada e providencie uma verificação por pessoal qualificado antes de voltar a operar o aparelho.

    Etiquetas

    “Símbolo de Relâmpago”, com relâmpago com ponta de seta dentro de um triângulo equilátero, serve para alertar o usuário da presença de “tensão perigosa” não isolada na carcaça do produto que pode ter magnitude suficiente para constituir um risco de choque elétrico para as pessoas.
    “Símbolo de Ponto de Exclamação”, com o ponto de exclamação dentro de um triângulo equilátero, serve para alertar o usuário da presença de importantes instruções de operação e manutenção (serviço) nas publicações fornecidas com o produto.

    Observação para conexões de alimentação

    Verifique se a voltagem de sua fonte de energia local está dentro do limite de voltagem operacional da unidade. Se for necessária conversão de tensão, consulte um revendedor DIS ou pessoal qualificado.

    Coloque o botão Liga/Desliga em ‘Desliga’ se o aparelho não for utilizado por vários dias.

    Importante: O equipamento deve ser conectado à terra (aterrado)

    Os fios no cabo principal fornecido com o equipamento são coloridos de acordo com os códigos a seguir:

    • Verde e amarelo: Terra
    • Azul: Neutro
    • Marrom: Ativo
    • O fio verde e amarelo deve ser conectado ao terminal no plugue identificado com a letra E, com o símbolo de aterramento de segurança ou identificado com a cor verde e amarela.
    • O fio azul deve ser conectado ao terminal identificado com a letra N ou com a cor preta.
    • O fio marrom deve ser conectado ao terminal identificado com a letra L ou com a cor vermelha.
    • Para os equipamentos conectáveis, a saída do soquete deve ser instalada próxima ao equipamento e deve estar facilmente acessível.

    Desconexão da Alimentação

    Aparelhos com ou sem botão Liga/Desliga são energizados sempre que o cabo de alimentação é inserido na fonte de alimentação. No entanto, o aparelho fica operacional apenas quando o botão Liga/Desliga é colocado na posição Liga. O cabo de alimentação é a principal desconexão da alimentação de todos os aparelhos.

    Conformidade

    Este equipamento destina-se a ser usado em aplicações de áudio profissionais.

    Observação: Este dispositivo não deve ser conectado diretamente a uma rede pública de Internet.

    Compatibilidade eletromagnética com a norma Ambiental E2: Comercial e Industrial Leve. O teste é baseado no uso dos tipos de cabos recomendados e fornecidos. O uso de outros tipos de cabos que não blindados (telados) pode degradar o desempenho da compatibilidade eletromagnética.

    Alterações ou modificações não expressamente aprovadas pela Shure Incorporated podem anular a autorização do usuário para operar este equipamento.

    Este dispositivo digital Classe B está de acordo com a norma canadense ICES-003. Cet appareil numérique de la classe B est conforme à la norme NMB-003 du Canada.

    Autorizado sob a cláusula de verificação da FCC Parte 15B.

    Siga o esquema de reciclagem de sua região para baterias, embalagem e resíduos eletrônicos.

    Informações para o usuário

    O teste executado neste equipamento comprova que ele se encontra dentro dos limites preconizados para aparelhos digitais da classe B, de acordo com a Parte 15 da FCC Rules (regulamento da Federal Communications Comission). Estes limites foram projetados para fornecer razoável proteção contra interferência prejudicial em uma instalação residencial. Este equipamento gera, usa e pode irradiar energia de radiofrequência e, se não for instalado e usado conforme as instruções, pode causar interferência prejudicial às comunicações de rádio. Entretanto, não há garantias de que não ocorrerão interferências em uma determinada instalação. Se este equipamento causar interferência prejudicial à recepção de rádio ou televisão, o que pode ser determinado ao desligar e ligar o equipamento, o usuário deve tentar corrigir a interferência tomando uma das seguintes medidas:

    • Reoriente ou mude de lugar a antena receptora.
    • Aumente a distância entre o equipamento e o receptor.
    • Conecte o equipamento a uma tomada de um circuito diferente do circuito da tomada onde o receptor está conectado.
    • Consulte o fabricante do equipamento ou um técnico de rádio/televisão experiente.

    Limpeza

    Para manter o gabinete em suas condições originais, limpe-o periodicamente com um pano macio. Manchas resistentes podem ser removidas com um pano ligeiramente umedecido com uma solução de detergente suave. Nunca use solventes orgânicos, como tíner ou limpadores abrasivos, pois eles danificarão o gabinete.

    Reembalagem

    Guarde a caixa e o material de embalagem originais do equipamento. Eles podem ser utilizados para despachar a unidade. Para fins de proteção máxima, reembale a unidade conforme embalada originalmente em fábrica.

    Garantia

    As unidades estão cobertas por uma garantia de 24 meses contra defeitos de material e mão de obra.