Descrição Geral

O Shure® KSM141 é um microfone condensador de alta qualidade com captação frontal e um anel giratório exclusivo, que permite alternância fácil entre um padrão cardioide altamente consistente ou um padrão polar efetivamente omnidirecional. Seu pré-amplificador classe A, discreto e sem transformador captura um som extremamente transparente, enquanto um switch de atenuação de três posições e o filtro de sons graves permitem o tratamento de níveis extremamente altos de pressão sonora (SPLs) e resposta controlada a graves. Um diafragma ultrafino, folheado a ouro 24 quilates e com qualidade de fabricação superior, torna o KSM141 ideal para uso em estúdio e ainda assim suficientemente robusto para a maioria das exigentes aplicações para uso ao vivo.

Recursos

  • A alternância do padrão polar mecânico para os padrões cardioide altamente consistente e omnidirecional efetivo oferece flexibilidade para uma ampla gama de aplicações em apresentações e gravação.
  • Um diafragma de Mylar® ultrafino de 2,5 μm, de baixa massa, folheado a ouro 24 quilates, para resposta superior a transientes.
  • Pré-amplificador Classe A, discreto, sem transformador para transparência, resposta extremamente rápida a transientes, sem distorção de crossover e distorções harmônicas e de intermodulação mínimas.
  • Componentes eletrônicos de alta qualidade, incluindo conectores internos e externos banhados a ouro.
  • Filtro subsônico elimina o zumbido de baixa frequência (abaixo de 17 Hz) causado pela vibração mecânica.
  • Switch de atenuação de três posições (0, 15 e 25 dB) para tratar níveis extremamente altos de pressão sonora.
  • Switch de três posições de filtro de baixas frequências reduz ruídos causados pela vibração do pedestal e contrabalança o efeito de proximidade.

Características de Desempenho

  • Resposta polar extremamente uniforme
  • Resposta de frequência estendida
  • Ruído próprio mínimo
  • Excepcional reprodução de baixas frequências
  • Suporta altos valores de SPL
  • Nível de saída alto
  • Sem distorção de crossover
  • Superior rejeição de modo comum e supressão de RFI (interferência de radiofrequência)

Variações do Modelo

Este microfone pode ser adquirido como um par estéreo (KSM141/SL STEREO). Além dos acessórios padrão, o par estéreo inclui um adaptador para pedestal estéreo (A27M) para montagem de dois microfones em um pedestal.

Aplicações

  • Instrumentos de metal e de sopro
  • Orquestras, coros e conjuntos de sopro
  • Microfones posicionados acima dos tambores e dos instrumentos de percussão
  • Microfones bem próximos de instrumentos acústicos como piano, violão, violinos, bateria e percussão
  • Instrumentos de baixa frequência como contrabaixo e bumbo
  • Guitarra elétrica e amplificadores de baixo
  • Vocais e falas
  • Som ambiente

    Observação: A qualidade sonora é muito afetada pela localização do microfone e pela acústica do ambiente. Para obter o melhor som geral para uma determinada aplicação, pode ser necessário testar com o posicionamento do microfone e tratamentos da sala.

Requisitos de Alimentação Elétrica

Este microfone requer alimentação fantasma e tem melhor desempenho com uma fonte de alimentação de 48 VDC (IEC-61938). Entretanto, ele operará com uma pequena redução na cobertura e sensibilidade com fontes de até 11 VDC.

A maioria dos modernos misturadores fornece alimentação fantasma. Deverá ser usado um cabo de microfone balanceado: XLR para XLR.

Montagem do Microfone

Use o suporte de microfone fornecido com pedestais de solo ou de haste. Visite www.shure.com para ver mais opções de montagem:

  • Para reduzir a captação de vibrações mecânicas de baixa frequência indesejadas, use um suporte antichoque.
  • Para aplicações estéreo, use o Adaptador de Microfone Estéreo A27M da Shure.

Seleção da Resposta de Baixa Frequência

Uma chave de três posições na parte traseira do microfone permite ajustar a resposta de baixa frequência. Use o filtro de baixa frequência para reduzir o ruído do vento, da sala ou do efeito de proximidade.

Resposta plana. Reproduz o som mais natural na maioria das aplicações.

Corte de baixas frequências. Proporciona corte 18 dB por oitava a 80 Hz. Ajuda a eliminar o ruído do chão e o ruído de baixa frequência do ambiente dos sistemas de ar-condicionado e aquecimento. Essa configuração também pode ser usada para compensar o efeito de proximidade ou para reduzir as baixas frequências que tornam o som do instrumento maçante ou turvo.

Atenuação de baixas frequências. Atua como um filtro de atenuação de 6 dB por oitava a 115 Hz. Use-o para compensar o efeito da proximidade ou para reduzir as baixas frequências que tornam o som de um instrumento maçante ou turvo.

Configuração da Atenuação

O interruptor de atenuação possibilita reduzir o nível do sinal sem alterar a resposta de frequência. Isso pode evitar que sons extremamente altos sobrecarreguem o circuito do microfone.

0 dB Para níveis de som "silenciosos" ou "normais".

−15 dB Para uso com fontes sonoras extremamente altas, como baterias, cornetas ou caixas acústicas de guitarras.

−25 dB Para uso muito próximo (menos que 10 cm) a fontes sonoras extremamente altas tais como baterias, cornetas ou caixas acústicas de guitarras.

Impedância da Carga

A capacidade máxima de SPL, o nível de corte da saída e a faixa dinâmica variam com a impedância da carga de entrada do pré-amplificador ao qual o microfone é conectado. A Shure recomenda uma impedância mínima da carga de entrada de 1000 Ω. A maioria dos modernos pré-amplificadores de microfone atende a essa exigência. Impedância maiores resultam em um melhor desempenho para essas especificações.

Seleção do Padrão Polar

Para escolher entre o padrão polar cardioide ou omnidirecional, gire o anel articulado no microfone para qualquer das duas direções, até sentir um travamento. A imagem do padrão polar desejado deve ficar diretamente acima do entalhe na base do anel.

Observação: Utilizar o microfone fora das posições predeterminadas (sem nenhum padrão polar selecionado) produzirá um padrão polar imprevisível, podendo afetar adversamente a resposta de frequência.

Cardioide. Quando este padrão é selecionado, o microfone capta o som produzido diretamente em frente a ele e é menos sensível aos sons que vêm de trás. Esse é o padrão mais comumente usado em aplicações de gravação em estúdio e som ao vivo.

Omnidirecional. Capta sons de todas as direções. Este padrão é ideal para captar som ambiente e de diversas fontes de microfone ao mesmo tempo, como um grupo musical ou vários cantores. O padrão polar omnidirecional não apresenta efeito de proximidade.

Cuidado: Girar o switch de padrão polar produz um ruído mecânico que, quando ampliado, pode danificar os alto-falantes. Antes de mudar o padrão polar, reduza o volume dos alto-falantes ou emudeça o microfone no console de mixagem.

Adaptador de Pedestal de Par Estéreo

Técnicas de microfonagem estéreo proporcionam profundidade e posicionamento espacial a fontes sonoras para transmissões, gravações ou aplicações de reforço de som. O Shure A27M permite que você monte dois microfones em um único pedestal, com uma ampla gama de ângulos e separações verticais para uma variedade de configurações estéreo com pouco espaço e coincidentes.

Instalação

  1. Ajuste a separação vertical conforme demonstrado.
  2. Monte em um pedestal e prenda os microfones utilizando adaptadores para pedestal com rosca de 5/8"-27.
  3. Ajuste o ângulo do microfone utilizando o botão articulado. Utilize as marcas de referência de 45º no topo do botão para determinar o ângulo desejado.

Técnicas de captação estéreo

A tabela a seguir lista as técnicas de captação estéreo mais comuns. Tenha em mente que a técnica do microfone é em grande parte uma questão de preferência pessoal; não há uma posição “correta” para o microfone. Para obter mais informações, consulte “Stereo Techniques” (técnicas estéreo) em www.shure.com (www.shure.com/stereo-tech).

Especificações

Tipo de cápsula

Condensador a Eletreto

Padrão polar

Cardióide, Onidirecional (selecionável)

Resposta a Frequências

20 a 20,000 Hz

Impedância de saída

150 Ω

Sensibilidade

tensão de circuito aberto, a 1 kHz, típico

–37 dBV/Pa [1] (14,1  mV)

SPL máximo

1 kHz a 1% THD [2]

ALMOFADA LIGADA carga de 5000 Ω 170 dB
carga de 2500 Ω 164 dB
carga de 1000 Ω 159 dB
ALMOFADA DESLIGADA carga de 5000 Ω 145 dB
carga de 2500 Ω 139 dB
carga de 1000 Ω 134 dB

Relação Sinal-Ruído [3]

80 dB

Escala Dinâmica

a 1 kHz

carga de 5000 Ω 131 dB
carga de 2500 Ω 125 dB
carga de 1000 Ω 120 dB

Nível de corte

20 Hz a 20 kHz, 1% THD

carga de 5000 Ω 15 dBV
carga de 2500 Ω 9 dBV
carga de 1000 Ω 3 dBV

Ruído próprio

SPL equivalente, Ponderação A, típico

14 dB SPL-A

Rejeição a modo comum

10 a 100,000 kHz

≥50 dB

Interruptor do atenuador

0, -15, -25  dB

Interruptor do Filtro de Baixa Frequência

Plana, -6 dB/oitava abaixo de 115 Hz, ou -18 dB/oitava abaixo de 80 Hz

Conector

Áudio profissional com três pinos (XLR), macho, balanceado

Polaridade

Pressão positiva no diafragma produz tensão positiva no pino 2 com referência ao pino 3

Requisitos de Alimentação Elétrica

1152 V DC [4]alimentação fantasma (IEC-61938) 4,7 mA, máximo

Peso Líquido

156  g (5,5  oz.)

[1]1 Pa=94 dB SPL

[2]THD do pré-amplificador do microfone quando o nível do sinal de entrada aplicado é equivalente à saída da cápsula no SPL especificado

[3]A relação Sinal/Ruído é a diferença entre o SPL de 94 dB e o SPL equivalente de A-ponderado, ruído próprio

[4]Todas as especificações são medidas com uma fonte de alimentação fantasma de 48 VDC. O microfone opera em tensões mais baixas, mas com altura livre e sensibilidade um pouco reduzidas.

Dimensões Totais

Cardioide

Omnidirecional

Acessórios

Acessórios Incluídos

Estojo para transporte de dois microfones KSM137 ou KSM141 e uma barra adaptadora estéreo A27M A100C
Windscreen de Espuma para KSM137 e KSM141 A100WS
Presilha para Microfone A57F
Adaptador do microfone estéreo A27M

Acessórios Opcionais

Suporte de isolamento A53M
Popper Stopper® PS-6

Observação: Somente para KSM141/SL estéreo.

Certificações

Atende a todos os requisitos essenciais das Diretivas Europeias relevantes e pode exibir a marca CE.

A Declaração de Conformidade da CE pode ser obtida em: www.shure.com/europe/compliance

Representante Autorizado Europeu:

Shure Europe GmbH

Headquarters Europe, Middle East & Africa

Department: EMEA Approval

Jakob-Dieffenbacher-Str. 12

75031 Eppingen, Alemanha

Telefone: +49-7262-92 49 0

Fax: +49-7262-92 49 11 4

E-mail: info@shure.de

Trademark Notices: The circular S logo, the stylized Shure logo, and the word, “Shure” are registered trademarks of Shure Incorporated in the United States. “SHOCKSTOPPER” is a trademark of Shure Incorporated in the United States. “Mylar” is a registered trademark of E.I. DuPont de Nemours and Company in the United States. These marks may be registered in other jurisdictions.

Patent Notice: Patent Des. 478,068