Agradecemos sua escolha da série KSM da Shure.

Mais de 90 anos de experiência com áudio contribuíram para fazer deste microfone um dos melhores disponíveis.

Se tiver alguma pergunta que não foi respondida neste folheto, entre em contato com a Shure Applications Engineering pelo telefone 847-600-8440 (EUA), de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 16:30 horas, horário da região central. Na Europa, ligue para 49-7262-92490. Na Ásia, ligue para 852-2893-4290. O endereço do nosso site é www.shure.com.

Descrição Geral

Consistente com a inovação do lendário microfone Shure, o KSM9 é o primeiro condensador de mão com diafragmas duplos e padrões polares variáveis. Como um microfone vocal premium, o KSM9 captura sutilezas vocais com extraordinário detalhe para fornecer clara articulação, flexibilidade funcional e reprodução vocal precisa para apresentações ao vivo. Sem o uso de transformador, circuito pré-amplificador Classe A e diafragmas duplos folheados a ouro capturam um som transparente, revelando cada nuance e sutileza das apresentações vocais. O KSM9 utiliza um suporte antichoque com suspensão avançada para virtualmente eliminar o ruído de manuseio, mesmo nos mais exigentes ambientes ao vivo.

Recursos

  • Diafragmas duplos de Mylar® de baixa massa, de 3/4" e folheados a ouro, garantem superior resposta de frequência e controle de proximidade.
  • Padrões polares duplos (cardioide e supercardioide) para máxima flexibilidade em uma vasta variedade de aplicações de apresentações
  • Pré-amplificador sem transformador, Classe A, discreto, para transparência, resposta extremamente rápida a transientes e sem distorção de crossover, e que ao mesmo tempo que minimiza distorções harmônicas e de intermodulação
  • Sistema de suporte antichoque com suspensão avançada que isola a cápsula de ruídos de manuseio e do pedestal
  • Filtro subsônico elimina o zumbido de vibração mecânica abaixo de 17 Hz
  • Componentes eletrônicos de alta qualidade, incluindo conectores internos e externos banhados a ouro
  • Tela de proteção contra "estalos" integrada de três estágios reduz ruídos oclusivos, de vento e outros da respiração.

Características de Desempenho

  • Resposta polar extremamente uniforme
  • Resposta de frequência estendida
  • Ruído próprio mínimo
  • Excepcional reprodução de baixas frequências
  • Suporta altos valores de SPL
  • Nível de saída alto
  • Sem distorção de crossover
  • Superior rejeição de modo comum e supressão de RFI (interferência de radiofrequência)

Variações do Modelo

A série KSM9 consiste de dois modelos que apresentam padrões polares selecionáveis exclusivos e com uma variedade de acabamentos.

KSM9HS: Apresenta padrões polares hipercardioide e subcardioide com acabamento em preto.

KSM9: Apresenta padrões polares cardioide e supercardioide com acabamento em cinza-chumbo ou champanhe.

Aplicações

O KSM9 foi desenhado para capturar e controlar as detalhadas nuances sônicas de apresentações críticas em estúdio, ao mesmo tempo que resiste aos rigores do reforço de som profissional ao vivo. A resposta de frequência dos dois padrões é praticamente idêntica, permitindo que os artistas se adaptem facilmente a qualquer evento.

O padrão de captação cardioide é ideal em apresentações ao vivo para músicos com monitores de ouvido, proporcionando um som agradável e encorpado. Essa configuração oferece excelente ganho antes da realimentação, com mínima coloração desalinhada.

O padrão de captação supercardioide oferece máximo isolamento acústico e é ideal para aplicações nas quais há altos níveis de ruído ambiente ou onde vários instrumentos ou vocalistas estão muito próximos.

Operação

Efeito de Proximidade

Microfones direcionais aumentam progressivamente as frequências graves na medida em que o microfone é posicionado mais próximo à fonte. Este fenômeno, conhecido como efeito de proximidade, pode ser usado para criar um som mais potente, acolhedor. Entretanto, isso normalmente exige que o vocalista mantenha uma distância consistente do microfone para evitar a alteração da resposta em baixas frequências.

O design de diafragma duplo do KSM9 ajuda a controlar e minimizar o efeito de proximidade, resultando em uma resposta mais uniforme em baixas frequências. Isto possibilita que o artista se aproxime ou se afaste do microfone com alterações mínimas na qualidade do som.

Seleção do Padrão Polar

Cardioide: Captura o som diretamente na frente do microfone e possui a maior rejeição 180 graus em direção à parte traseira. Um padrão cardioide possui um ângulo de cobertura mais amplo, resultando em maior captação fora de eixo. Esse é o padrão mais comum em aplicações de gravação em estúdio e som ao vivo.

Supercardioide: Captura o som diretamente na frente do microfone e possui a maior rejeição em pontos a 120 graus em direção à parte traseira do microfone. Um padrão supercardioide possui um ângulo de cobertura mais estreito de 115 graus, resultando em maior rejeição fora de eixo. Esse padrão é ideal para ambientes ruidosos ou aplicações em que as fontes sonoras estão muito próximas.

Requisitos de Alimentação Elétrica

Este microfone necessita de alimentação fantasma e opera melhor com uma fonte de 48 VDC (IEC-61938), mas pode operar também com fontes de até 11 VDC. A maioria dos modernos misturadores fornece alimentação fantasma e necessita do uso de um cabo de microfone balanceado: XLR para XLR ou XLR para TRS.

Impedância da Carga

A capacidade máxima de SPL, o nível de corte da saída e a faixa dinâmica variam com a impedância da carga de entrada do pré-amplificador ao qual o microfone é conectado. A Shure recomenda uma impedância mínima da carga de entrada de 1000 Ohms. A maioria dos modernos pré-amplificadores de microfone atende a essa exigência. Impedância maiores resultam em um melhor desempenho para essas especificações.

Filtro Integrado de Estalos

A grade do microfone consiste de três camadas de telas separadas que agem como um filtro integrado de estalos. Isso ajuda a reduzir o ruído de vento e respiração. Dependendo do artista, uma tela externa de proteção contra estalos ou uma tela corta-vento pode ser necessária para vocalistas que aproximam muito o microfone.

Especificações

Tipo de cápsula

Condensador a Eletreto

Padrão polar

Cardióide, Supercardióide (selecionável)

Resposta a Frequências

50 a 20,000 Hz

Impedância de saída

150 Ω

Sensibilidade

tensão de circuito aberto, a 1 kHz, típico

−51 dBV/Pa[1] (2,8 mV)

SPL máximo

1 kHz a 1% THD[2]

carga de 2500 Ω carga de 1000 Ω
152 dB SPL 152 dB SPL

Relação Sinal-Ruído[3]

72 dB

Escala Dinâmica

a 1 kHz

carga de 2500 Ω carga de 1000 Ω
130 dB 130 dB

Nível de corte

20 Hz a 20 kHz, 1% THD

carga de 2500 Ω carga de 1000 Ω
6,7 dBV 6 dBV

Ruído próprio

SPL equivalente, Ponderação A, típico

22 dB SPL-A

Rejeição a modo comum

10 a 100,000 Hz

≥60 dB

Conector

Áudio profissional com três pinos (XLR), macho, balanceado

Polaridade

Pressão positiva no diafragma produz tensão positiva no pino 2 com referência ao pino 3

Requisitos de Alimentação Elétrica

11 a 52 V DC[4]alimentação fantasma (IEC-61938) 5,2 mA, máximo

Peso Líquido

300  g (10,6 oz.)

[1] 1 Pa=94 dB SPL

[2]THD do pré-amplificador do microfone quando o nível do sinal de entrada aplicado é equivalente à saída da cápsula no SPL especificado

[3]A relação Sinal/Ruído é a diferença entre o SPL de 94 dB e o SPL equivalente de A-ponderado, ruído próprio

[4]Todas as especificações são medidas com uma fonte de alimentação fantasma de 48 VDC. O microfone opera em tensões mais baixas, mas com altura livre e sensibilidade um pouco reduzidas.

Acessórios e Peças

Acessórios Inclusos

Maleta de Transporte de Alumínio A9SC
Presilha de Microfone A25E

Acessórios Opcionais

Tela Corta-vento de Espuma A85WS

Peças de Reposição

Tela, Champanhe RPM260
Tela, Carvão RPM262
Cápsula KSM9 RPM160
Conjunto da Placa do Circuito do Interruptor RPM462
Conjunto da Placa do Circuito do Pré-amplificador RPM460

Certificações

Observação: O teste é baseado no uso dos tipos de cabos recomendados e fornecidos. O uso de outros tipos de cabos que não blindados (telados) pode degradar o desempenho da compatibilidade eletromagnética.

Atende a todos os requisitos essenciais das Diretivas Europeias relevantes e pode exibir a marca CE.

A Declaração de Conformidade da CE pode ser obtida da Shure Incorporated ou de qualquer um dos seus representantes europeus. Para informações de contato, visite www.shure.com

A Declaração de Conformidade da CE pode ser obtida em: www.shure.com/europe/compliance

Representante Autorizado Europeu:

Shure Europe GmbH

Headquarters Europe, Middle East & Africa

Department: EMEA Approval

Jakob-Dieffenbacher-Str. 12

75031 Eppingen, Alemanha

Telefone: 49-7262-92 49 0

Fax: 49-7262-92 49 11 4

E-mail: info@shure.de

Trademark Notices: The circular S logo, the stylized Shure logo, and the word, “Shure” are registered trademarks of Shure Incorporated in the United States. “SHOCKSTOPPER” is a trademark of Shure Incorporated in the United States. “Mylar” is a registered trademark of E.I. DuPont de Nemours and Company in the United States. These marks may be registered in other jurisdictions.

Patent Notice: Patent Des. 530 706 Des. 531 171