Visão Geral

O Wireless Workbench® (WWB) é um software gratuito de gerenciamento, coordenação e monitoramento de dispositivos. Ele ajuda os profissionais de áudio que trabalham com turnês, transmissões, teatros, espaços religiosos e coordenadores de RF a gerenciar tudo: desde o planejamento que precede à estreia até a coordenação de frequência, o monitoramento de canais ao vivo e a análise pós-desempenho.

Observação: Este documento é um guia de início rápido do Wireless Workbench. Para obter o manual de instruções completo, consulte a página de ajuda do Wireless Workbench.

Ao reunir dispositivos Shure em rede ou que não permitem a conexão em rede e dispositivos de terceiros combinados com dados de RF, esse software permite gerenciar e coordenar rapidamente os seus dispositivos sem fio para que você possa se concentrar na mixagem. O Workbench facilita a rápida e fácil configuração, operação e monitoramento do seus sistemas sem fio e é compatível com os seguintes sistemas em rede da Shure:

  • Sistema Digital Sem Fio QLX-D®
  • Sistema Digital Sem Fio ULX-D®
  • Rede de Gerenciamento Sem Fio Axient®
  • Sistemas de Monitoração Pessoal PSM® 1000
  • Sistema sem fio UHF-R®
  • Sistemas sem fio Axient ® Digital
  • Sistemas digitais sem fio SLX-D

Recursos

Para obter ajuda detalhada com o Wireless Workbench, visite a página de Ajuda do Wireless Workbench. Para encontrar o mesmo conteúdo de ajuda com o Wireless Workbench, pressione F1 ou acesse Ajuda > sistema de ajuda do Wireless Workbench.

Outros recursos on-line:

Etapa 1: Download do Wireless Workbench

Visite a página do Wireless Workbench para fazer o download do Wireless Workbench. Inicie o instalador e siga as etapas para concluir a instalação.

Observação: Você precisa estar conectado(a) ao seu computador como administrador para instalar o Wireless Workbench.

Etapa 2: Conecte dispositivos Shure à sua rede

O Wireless Workbench comunica-se com os dispositivos conectados via rede Ethernet. Cada dispositivo na rede deve ter um endereço IP exclusivo e válido atribuído para que possa se comunicar com outros dispositivos na rede. Os endereços IP podem ser atribuídos automaticamente por um computador, um comutador ou um roteador que utiliza endereçamento DHCP.

Um computador executando o Wireless Workbench conectado a um switch que, por sua vez, está conectado a 3 receptores

Endereçamento IP automático

Para aproveitar os recursos de endereçamento DHCP, os dispositivos Shure têm um modo IP automático para proporcionar uma configuração fácil e rápida. Se endereços IP específicos precisarem ser atribuídos, o modo de IP poderá ser definido como manual.

  1. Conecte seu computador e os dispositivos usando cabo Ethernet CAT5 ou melhor. Para vários sistemas de dispositivo, é recomendado adicionar um roteador ou um comutador como mostrado no diagrama. Evite usar cabos cruzados para qualquer conexão.
  2. Ligue o computador e todos os dispositivos conectados à rede.
  3. Para cada dispositivo, especifique o menu de rede e defina o endereço IP para o modo Automático a fim de habilitar o endereçamento IP automático.

Endereçamento IP manual

Como alternativa ao endereçamento IP automático, há a opção de endereçamento manual se você quiser atribuir endereços IP específicos aos dispositivos.

  1. Conecte seu computador e os dispositivos usando cabo Ethernet CAT5 ou melhor. Para vários sistemas de dispositivo, é recomendado adicionar um roteador ou um comutador como mostrado no diagrama. Evite usar cabos cruzados para qualquer conexão.
  2. Ligue o computador e todos os dispositivos conectados à rede.
  3. Para cada dispositivo, especifique o menu de rede e defina o endereço IP para o modo Manual.
  4. Atribua endereços IP exclusivos para cada dispositivo. Atribua a máscara da sub-rede idêntica a todos os dispositivos.

Etapa 3: Configuração do firewall

Caso você tenha um firewall protegendo seu computador, é necessário permitir acesso ao Wireless Workbench. Faça login no computador como administrador para ter acesso total às configurações do firewall ou entre em contato com seu administrador de TI para obter ajuda.

Para softwares de firewall de terceiros, consulte as instruções do fabricante para garantir acesso a cada instância do aplicativo (pode haver mais de uma instância).

Observação: se aparecer um pop-up de alerta que bloqueia o Wireless Workbench, marque as caixas para permitir acesso a todas as redes (redes de domínio, redes privadas e redes públicas).

Mac

  1. Em Preferências do Sistema, acesse as configurações de firewall.
  2. Caso o firewall esteja ativado, abra Opções de Firewall para visualizar os aplicativos que exigem acesso à rede.
  3. Para cada um dos seguintes aplicativos, selecione Permitir automaticamente as conexões de entrada em software integrado e Permitir automaticamente as conexões de entrada em software assinado baixado:
    • snetDameon
    • Aplicativo Wireless Workbench

Windows

  1. Abra o Firewall do Windows no seu computador.
  2. Coloque um sinal de verificação ao lado de cada instância de um aplicativo — pode haver mais de uma instância — para os seguintes aplicativos para permitir o acesso a redes de domínio, redes privadas e redes públicas:
    • snetDameon
    • wireless workbench

Consulte o site do Suporte da Microsoft caso ainda precise de ajuda com a configuração do firewall.

Etapa 4: Abra o Wireless Workbench

Na tela inicial, configure uma conexão de rede e escolha criar ou abrir uma apresentação.

  1. Escolha uma rede: Selecione a rede que melhor corresponde à ordem numérica e ao formato do endereço IP ao qual o seu dispositivo está conectado. Os primeiros números do endereço exibido no Wireless Workbench corresponderão aos primeiros números do endereço IP do dispositivo.

    Dica: Se você não tiver certeza de qual endereço IP escolher, acesse o menu de rede no dispositivo para visualizar o endereço IP que está sendo usado. Instruções específicas a modelo para acessar o menu de rede estão disponíveis nos guias de usuário de hardware, que podem ser encontrados na página inicial do guia do usuário.

  2. Abra uma apresentação existente ou crie uma nova. Se você criar uma nova apresentação, é solicitado que você insira informações sobre a apresentação e adicione dispositivos à sua apresentação. Clique em Fechar quando terminar de adicionar dispositivos.

Uma tela inicial com informações de rede e opções de criar ou abrir uma apresentação

Etapa 5: Verifique a sua conexão de rede

Depois de ter selecionado uma rede, confirme a conectividade verificando se o ícone de rede (Ícone de telas conectadas) é exibido no visor ou no painel frontal de cada componente.

Os dispositivos conectados à rede aparecerão automaticamente exibidos na guia Inventário. Para verificar se os seus dispositivos estão conectados:

  1. Veja a ID do dispositivo, o nome do canal e outros parâmetros.
  2. Clique em um ícone de dispositivo para piscar o painel frontal do dispositivo para identificação remota.
  3. Certifique-se de que o indicador on-line de dispositivos esteja verde. O número de dispositivos listados deve corresponder ao número de dispositivos conectados à rede.

A guia de inventário exibindo informações sobre o uso em rede

Resolução de problemas da rede

Experimente as seguintes soluções para problemas comuns. Se o problema que você está enfrentando não aparecer aqui, consulte o tópico Resolução de Problemas da Rede no sistema de ajuda do Wireless Workbench completo.

  • Se o ícone de rede não aparecer em uma tela de dispositivo:
    1. Verifique todos os cabos e conexões.
    2. Clique no indicador de status da rede e verifique se o endereço IP da rede em suas preferências corresponde aos endereços IP de seus dispositivos em rede.
  • Se um dos seus dispositivos não aparecer na guia Inventário:

    1. Verifique o endereço IP para confirmar que o dispositivo esteja na mesma rede que a rede do computador. Selecione Relatórios > Resumo de Firmware e Rede para um relatório dos endereços IP do seu computador e de quaisquer dispositivos descobertos.
    2. Abra um terminal e tente fazer ping do endereço IP do dispositivo (para isso, digite “ping” e insira o endereço IP do dispositivo).
  • Se o indicador de Dispositivo On-line estiver cinza, clique no indicador de status da rede e verifique se o endereço IP da rede em suas preferências corresponde aos endereços IP de seus dispositivos em rede.

Etapa 6: Coordene frequências

Na guia Coordenação de Frequência, você pode organizar, gerenciar e calcular frequências para o seu sistema. Como parte da coordenação, você pode analisar as frequências para garantir que elas sejam compatíveis com todos os dispositivos do seu sistema e, em seguida, aplicá-las aos seus dispositivos.

  1. Realize uma procura. Na barra lateral de procura, selecione dispositivos para realizar a busca e inicie a pesquisa.
  2. Adicione frequências para a coordenação. Na guia Adicionar frequências, escolha selecionar frequências do inventário. Escolha Todas as frequências do Inventário e clique em OK para trazer frequências para o espaço de trabalho de coordenação.
  3. Selecione Analisar para verificar a compatibilidade das frequências em vigor.
  4. Selecione Calcular para encontrar frequências compatíveis para todas as entradas desbloqueadas.
  5. Selecione Atribuir e Aplicar para pré-visualizar as atribuições de canais e frequências.
  6. Aplique as frequências aos seus dispositivos.

A guia de coordenação de frequências com as etapas numeradas para procurar, calcular e atribuir as frequências chamadas

Etapa 7: Defina as frequências do transmissor usando a sincronização infravermelha

Realizar uma sincronização infravermelha sintoniza automaticamente o dispositivo portátil à mesma frequência que foi implementada no dispositivo em rede. Quando a sincronização infravermelha é concluída, um canal de áudio sem fio é formado entre os dois dispositivos.

Alinhe as janelas de sincronização infravermelha do dispositivo portátil e do dispositivo em rede e, em seguida, pressione sincronizar ou acesse o menu de sincronização. Consulte os guias do usuário do hardware para obter mais detalhes sobre a sincronização infravermelha para o seu modelo de transmissor e receptor.

Um transmissor de mão e bodypack sincronizando com um receptor

Etapa 8: Monitore e controle o seu sistema

Na guia Monitor, você pode adicionar faixas de canal e linhas do tempo em miniatura para monitorar os seus dispositivos. O painel de Propriedades exibe medidores de RF e de áudio e permite que você ajuste os parâmetros em tempo real.

  1. Adicione faixas de canal e uma linha do tempo em miniatura arrastando e soltando canais do painel direito. Você também pode usar as caixas de seleção Faixa e Linha do tempo.
  2. Clique com o botão direito do mouse em uma faixa de canal para visualizar as opções de configuração.
  3. Clique duas vezes em uma faixa de canal para visualizar e alterar os parâmetros detalhados do dispositivo.
  4. Clique em Auto para atualizar a forma como a sua faixa de canal está organizada. Encaixe-a na estrutura ou mova-a livremente pela tela.
  5. Selecione o ícone de engrenagem no canto inferior direito da tela para personalizar as faixas de canal.

A guia do monitor com textos explicativos numerados

Etapa 9: Saiba mais

Para obter mais informações e suporte para o Wireless Workbench, consulte os seguintes recursos:

Instituto de Áudio Shure: Treinamentos, materiais didáticos e outros conteúdos instrutivos

Tutoriais em vídeo do Wireless Workbench no YouTube

Notas da versão do Wireless Workbench

Respostas a perguntas frequentes