Programa Ambiente Sem Fio da Shure

O Wireless Workbench® (WWB) é um software gratuito de gerenciamento, coordenação e monitoramento de dispositivos que ajuda os profissionais de templos, teatros, transmissão, turnês e coordenadores de RF a gerenciar tudo, desde o planejamento pré-evento até a coordenação de frequências, o monitoramento de canais ao vivo e a análise pós-desempenho. Reunindo dispositivos de rede e não rede da Shure e de terceiros combinados com dados de RF, esse software permite gerenciar e coordenar rapidamente seus equipamentos sem fio para que você possa se concentrar na mixagem. O Workbench facilita a rápida e fácil configuração, operação e monitoramento de seus sistemas sem fio e é compatível com os seguintes sistemas em rede da Shure:

  • Sistema Digital Sem Fio QLX-D®
  • Sistema Digital Sem Fio ULX-D®
  • Rede de Gerenciamento Sem Fio Axient®
  • Sistemas de Monitoração Pessoal PSM® 1000
  • Sistema sem fio UHF-R®
  • Sistemas sem fio Axient ® Digital

Etapa 1: download do Wireless Workbench

Para baixar Workbench, acesse a página do Wireless Workbench. Inicie o instalador e siga as etapas para concluir a instalação.

Observação: você precisa estar conectado(a) ao seu computador como administrador para poder instalar o Wireless Workbench.

Ajuda e recursos do Wireless Workbench

No Wireless Workbench, pressione F1 ou acesse Help > Wireless Workbench Help System para encontrar instruções. A mesma ajuda está disponível on-line na página de Ajuda do Wireless Workbench.

Outros recursos on-line:

Etapa 2: conexão de rede

O Wireless Workbench se comunica com os componentes conectados através de uma rede Ethernet. Cada componente na rede deve ter um endereço IP exclusivo e válido atribuído para que possa se comunicar com outros dispositivos na rede. Os endereços IP podem ser atribuídos automaticamente por um computador, switch ou roteador que utiliza endereçamento DHCP.

Opção de endereço IP automático

Para aproveitar os recursos de endereçamento DHCP, os componentes Shure têm um modo IP automático para proporcionar uma configuração fácil e rápida. Se endereços IP específicos precisarem ser atribuídos, o modo de IP poderá ser definido como manual.

  1. Conecte seu computador e os componentes usando cabo Ethernet CAT5 ou melhor. Para vários sistemas de dispositivo, é recomendado adicionar um roteador ou um comutador como mostrado no diagrama. Evite usar cabos cruzados para qualquer conexão.
  2. Ligue o computador e todos os componentes conectados à rede.
  3. Para cada componente, especifique o menu de rede e defina o modo do endereço IP como Automatic a fim de habilitar o endereçamento IP automático.

Opção de endereço IP manual

Como alternativa ao endereçamento IP automático, há a opção de endereçamento manual se você quiser atribuir endereços IP específicos aos componentes.

  1. Conecte seu computador e componentes usando um cabo CAT5 ou Ethernet melhor. A adição de um roteador ou switch como ilustrado no diagrama é recomendada em vez de se usar uma conexão em série para sistemas de múltiplos componentes.
  2. Ligue o computador e todos os componentes conectados à rede.
  3. Para cada componente, especifique o menu de rede e defina o modo do endereço IP como Manual.
  4. Atribua endereços IP exclusivos para cada componente. Atribuir a máscara de sub-rede idêntica a todos os componentes.

Etapa 3: configuração do firewall

Caso você tenha um firewall protegendo seu computador, terá de permitir acesso ao Wireless Workbench. Faça login no computador como administrador para ter acesso total às configurações do firewall ou entre em contato com seu administrador de TI para pedir assistência.

Para softwares de firewall de terceiros, consulte as instruções do fabricante para garantir acesso a cada instância do aplicativo (pode haver mais de uma instância).

Observação: se aparecer um pop-up de alerta que bloqueia o Wireless Workbench, marque as caixas para permitir acesso a todas as redes (redes de domínio, redes privadas e redes públicas).

Mac

  1. Em System Preferences, acesse as configurações de firewall.
  2. Caso o firewall esteja ativado, abra Firewall Options para visualizar os aplicativos que exigem acesso à rede.
  3. Para cada um dos seguintes aplicativos, selecione Automatically allow built-in software to receive incoming connections e Automatically allow downloaded signed software to receive incoming connections:
    • snetDameon
    • Wireless Workbench 6.app

Windows

  1. Abra o Firewall do Windows no seu computador.
  2. Coloque um sinal de verificação ao lado de cada instância de um aplicativo — pode haver mais de uma instância — para os seguintes aplicativos para permitir o acesso a redes de domínio, redes privadas e redes públicas:
    • snetDameon
    • wireless workbench 6

Consulte o site do Suporte da Microsoft caso precise de ajuda adicional com a configuração do firewall.

Etapa 4: selecionar uma interface de rede

A primeira vez que abrir o Wireless Workbench, você será solicitado(a) a selecionar uma interface de rede para se comunicar com os componentes em rede.

  1. Abra o Wireless Workbench.

    Dica: se não aparecer nenhum prompt, clique no status da rede no canto inferior direito da tela para atualizar suas preferências de rede.

  2. Para selecionar a interface correta, abra o menu de IP em qualquer componente em rede e anote o endereço IP atribuído. Instruções específicas ao modelo para acessar o menu de rede estão disponíveis no sistema completo de ajuda do Wireless Workbench.

    Neste exemplo, o endereço IP do componente é: 192.168.1.10

  3. Compare o endereço IP atribuído ao componente com os endereços IP disponíveis listados na janela Network Selection. Escolha a rede que melhor corresponde à ordem numérica e ao formato do endereço IP do componente (192.168.1 neste exemplo). Selecione Save para terminar.

    Observação: os últimos números não corresponderão exatamente.

Verificando sua conexão

Depois de ter selecionado uma interface de rede, confirme a conectividade verificando o ícone de rede () no visor ou no painel frontal de cada componente.

Os componentes conectados à rede aparecerão automaticamente na guia Inventory. Abra a guia Inventory e execute as seguintes verificações para verificar a conectividade:

① Veja a ID do dispositivo, o nome do canal e outros parâmetros.

② Clique em um ícone de componente para piscar o painel frontal do dispositivo para identificação remota.

③ O indicador Device Online deve ser verde, e o número de dispositivos listados deve corresponder ao número de componentes conectados à rede.

Resolução de Problemas da Rede

Sintoma Solução
O ícone de rede não aparece no visor do componente
  1. Verifique todos os cabos e conexões.
  2. Clique no indicador de status da rede e verifique se o endereço IP da rede em suas preferências corresponde aos endereços IP de seus componentes em rede.
O componente não aparece na guia Inventory
  1. Verifique o endereço IP para verificar se o componente está na mesma rede que a rede do computador. Selecione Reports > Firmware and Network Summary para um relatório dos endereços IP do seu computador e de quaisquer dispositivos descobertos.
  2. Abra um terminal e tente fazer ping do endereço IP do dispositivo (para isso, digite “ping” e insira o endereço IP do dispositivo).
O indicador de Device Online é cinza Clique no indicador de status da rede e verifique se o endereço IP da rede em suas preferências corresponde aos endereços IP de seus componentes em rede.

Passo 5: gestão das frequências no Espaço de Trabalho de Coordenação

Na guia Frequency Coordination, você pode organizar, gerenciar e calcular frequências compatíveis para o seu sistema. Como parte da coordenação, você pode analisar as frequências para garantir que elas sejam compatíveis com todos os componentes do seu sistema e, em seguida, aplicá-las ao seu hardware.

① Selecione a guia Frequency Coordination.

② Selecione o ícone de engrenagem na área Recent Scans e selecione um receptor ou gerenciador de espectro para realizar uma procura de frequências. Clique em Start.

③ Na guia Add Frequencies, clique em Select Frequencies from Inventory. Escolha All Frequencies from Inventory e clique em OK para trazer frequências para o Espaço de Trabalho de Coordenação.

④ Selecione Analyze para verificar a compatibilidade das frequências atuais.

⑤ Selecione Calculate para encontrar novas frequências para todas as entradas desbloqueadas.

⑥ Selecione Assign and Deploy para pré-visualizar as atribuições de canais e frequências.

⑦ SelecioneDeploy to Inventory para enviar as frequências aos componentes.

Etapa 6: configurar a frequência de dispositivo portátil usando a sincronização infravermelha

A execução de uma sincronização infravermelha ajusta automaticamente o dispositivo portátil para a mesma frequência que foi implantada no componente em rede. Quando a sincronização infravermelha é concluída, um canal de áudio sem fio é formado entre o receptor e o transmissor.

Alinhe as janelas de sincronização infravermelha do dispositivo portátil e do componente em rede e pressione sincronizar ou acesse o menu de sincronização. Consulte nos guias do usuário do componente mais detalhes sobre a sincronização infravermelha para o seu modelo de transmissor e receptor.

Etapa 7: controlar e monitorar seu sistema

Na guia Monitor, é possível adicionar faixas de canais e linhas do tempo em miniatura para monitorar os componentes individuais do seu inventário. Os Properties panels exibem medidores de RF e de áudio e permitem que você ajuste os parâmetros em tempo real.

① Selecione a guia Monitor.

② Adicione faixas de canais e uma linha do tempo em miniatura arrastando e soltando canais do painel direito. Você também pode usar as caixas de seleção Strip e Timeline.

③ Clique com o botão direito do mouse em uma faixa de canal para visualizar as opções de configuração.

④ Clique duas vezes em uma faixa de canal para ver e modificar os parâmetros detalhados do dispositivo.

⑤ Clique em Auto para atualizar a forma como a sua faixa de canal está organizada. Encaixe-a no quadro ou mova-a livremente pela tela.

⑥ Selecione o ícone de engrenagem no canto inferior direito da tela para personalizar as faixas de canal.